Para o presidente executivo da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa, já "passou da hora da Anatel, de fato, fiscalizar um pouco mais o mercado" de banda larga.
"Estamos em um mercado super competitivo, mas com gente que compete sem as mesmas bases de custo, porque há um grau de informalidade muito alto. Informalidade esta que nem deveria existir", afirmou o presidente da entidade, em entrevista ao canal da TELETIME.
"Mas é importante não colocar todas as PPPs no mesmo balaio", destaca Barbosa. "Há PPPs com licença, CNPJ e que você sabe quem são, mas existe também o mercado cinza". Assim, a TelComp defende que não são necessárias revisões na assimetria que beneficia as pequenas, bastando a maior fiscalização.
Além desse aspecto, Barbosa também comenta sobre a questão dos postes. Enquanto a discussão não avança, ele relata que a associação tem trabalhado para propor um piloto do posteiro ao lado das distribuidoras de energia.
Outro tópico abordado na entrevista é o impacto do fim das concessões no mercado de interconexão, algo que tem sido observado de perto pela entidade. E também os reflexos da reforma tributária, que segundo o executivo aumentará a carga tributária para o setor de telecomunicações.
Veja a entrevista completa, disponível no canal da TELETIME no Youtube: