Novo PGMC chegará com mudanças, mas Anatel espera leilão e venda da Oi Móvel

A atualização do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que deverá acontecer em 2022 conforme agenda regulatória da Anatel, mas não antes da transformação da dinâmica do mercado com o leilão do 5G e a venda da Oi Móvel. 

Para o gerente de monitoramento das relações entre prestadoras da agência, Fabio Casotti, será importante trazer esse contexto diferente para o novo PGMC. "Estamos em um ponto de inflexão, com a venda da Oi Móvel, reposicionamento estratégico da companhia e, em paralelo, esse processo do leilão do 5G. É importante e transformacional, mas teremos um novo cenário após a abertura das propostas vencedoras dos lotes, teremos uma nova indústria, e o regulamento de uso de espectro já está transitando na agência", lembra. 

Só depois disso é que uma discussão mais aprimorada sobre o novo PGMC, que substituirá a versão de 2018, será engatilhada. Enquanto isso, a agência se adianta e trabalha nos ajustes de um mercado menos dinâmico, como a telefonia fixa. Um aperfeiçoamento poderá ser feito: deixar de ser tão orientada à tecnologia comutada.

Notícias relacionadas

O servidor da Anatel explica que houve um aumento de 40% no tráfego de telefonia fixa por meio de pacotes (ou seja, como um conteúdo pela Internet) desde o começo do período da pandemia da covid-19. "Nesse sentido, uma pauta muito relevante para interconexão é a da modernização de interfaces, para acelerar e criar uma migração inteligente, saindo do TDM para o regime de troca de tráfego de pacotes, mais aderente à transformação tecnológica", declarou durante evento do portal Tele.Síntese nesta sexta-feira, 15. 

Casotti explica que a Anatel acompanha o movimento europeu no sentido de fazer um switch-off do TDM. "É precipitado falar disso agora [no novo PGMC] porque estamos em fase incipiente, mas é importante ter isso como um farol, porque na Europa já tem um cronograma para promover a virada quase que integral das redes comutadas por pacotes", destaca.  

Postes

Não necessariamente ligado ao PGMC, o uso de postes também está sendo abordado pela Anatel, mas por meio da revisão da resolução conjunta com a Aneel para regular a relação entre as teles e as elétricas. Segundo Casotti, a agência de telecomunicações está "em fase avançada" para oferecer a nova minuta, que está no gabinete do conselheiro Moisés Moreira e "em breve" será colocada em consulta pública. 

Mas ele argumenta que uma alternativa poderia ser o uso da infraestrutura passiva subterrânea. "O valor mensal para a utilização de dutos é bastante atraente comparado ao que as empresas almejam pagar por poste. Sai de R$ 35 a R$ 280 reais por km, por mês, de duto."

Viviane Prado, diretora de regulamento da Oi, avalia que a questão dos postes não deveria ser abordada pelo PGMC. Para ela, as disputas pela remuneração têm como base a necessidade da modicidade tarifária por parte do setor elétrico. "Particularmente, com minha vivência no setor [elétrico], a gente deveria ter o custo para a manutenção e fiscalização, e só ter o custo da diferença que isso faz no poste", argumenta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!