Intervozes quer ter acesso ao PGMU aprovado na Anatel

O coletivo Intervozes encaminhou nesta segunda-feira, 15, requerimento formal à Anatel para que o órgão regulador encaminhe a proposta do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), que foi aprovada pelo Conselho Consultivo da agência. A entidade também solicita a publicação do teor do PGMU em seu site.

No requerimento, o coletivo argumenta que "no mês de setembro, a imprensa veiculou noticia de o Conselho Consultivo da Anatel finalmente aprovou a proposta de PGMU que, inclusive, já teria sido encaminhada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que, por sua vez, já estaria encaminhando a proposta à Casa Civil para edição do respectivo Decreto". Completa: "Considerando que as metas de universalização implicam temas de alto interesse público para temas como democratização do acesso às telecomunicações e acesso à Internet, faz-se fundamental que a Anatel disponibilize para a sociedade a proposta aprovada pelo Conselho Consultivo".

A proposta aprovada no Conselho Consultivo em setembro, no entanto, refere-se ao PGMU elaborado em 2016  .  "Justamente, por a proposta ter sido aprovada há dois anos é que a entidade também argumenta que é necessário que a agência dê publicidade ao texto, a fim de que tenhamos certeza de que não houve nenhuma alteração neste período", argumenta a associada ao Intervozes, Flávia Lefèvre, que assina o requerimento.

Notícias relacionadas

A proposta, que terá validade até 2020, ainda está em debate no MCTIC. Por enquanto, a decisão é de que o saldo do PGMU deverá ser aplicado na construção e operação de uma rede de acesso em LTE (4G) em 1.470 localidades onde não existe presença de nenhuma operadora. Cada localidade receberá uma ERB, e o custo total estimado é de R$ 611 milhões (correspondente apenas ao saldo da redução das metas de terminais de uso público – TUPs). As concessionárias terão obrigações proporcionais ao seu saldo e a lista de localidades será definida pelo MCTIC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!