Proteste: 60% dos consumidores reclamam de cobrança indevida

Pesquisa da Associação de Consumidores Proteste divulgada nesta quinta, 15, aponta que pelo menos 60% dos 411 entrevistados disseram ter tido cobrança indevida em sua conta de celular. A maioria desses (66%) chegou a reclamar com a operadora, mas 38% disseram não ter retorno e apenas 8,5% afirmaram ter recebido reembolso com correção. Tudo isso com um tempo médio de espera de 37 dias. Os dados foram coletados entre agosto e setembro com homens (32,6%) e mulheres (67,4%) maiores de 18 anos e de todo o País.

Há ainda a desinformação. De acordo com a Proteste, metade dos consumidores não entende como é feita a cobrança e não procura receber seu contrato e a conta detalhada. A pesquisa aponta que 55% não receberam o contrato e 14,3% não recebem a conta detalhada e não buscam essa informação.

A entidade diz que quase a metade (49,4%) afirmou ter renda suficiente para arcar com as despesas, mas 19% dos consumidores disseram estar em situação financeira difícil; enquanto para 6,6% o cenário é "muito difícil". Dos mais de 400 entrevistados, a maioria (39%) era cliente da Vivo, seguida de TIM (21,6%), Claro (24%) e Oi (9,4%). O universo pesquisado consistia de 51% de planos pós-pago, 31,9% de pré-pago e 17% de planos controles.

Notícias relacionadas

Campanha

Por conta desses resultados, a Proteste lançou nesta quinta, 15, campanha contra cobrança indevida na conta de celular. Batizada de Controle sua Conta, ela indica os direitos e deveres do consumidor, enquanto disponibiliza aos participantes orientação jurídica para que identifiquem algum problema na fatura. A campanha se estenderá até 11 de dezembro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!