Telefónica confirma intenção de venda de operações na República Tcheca

A Telefónica confirmou em fato relevante enviado à Comisión Nacional del Mercado de Valores da Espanha que considera a venda de sua parte na Telefónica Cezch Republic. No comunicado publicado nesta terça-feira, 15, em resposta às especulações da imprensa internacional, a companhia diz que está "considerando alternativas estratégicas" em relação à sua parte na operadora tcheca, incluindo “conversas com investidores do grupo PPF”, grupo financeiro da República Tcheca controlado pelo bilionário Petr Kellner.

Notícias relacionadas
Agências internacionais de notícias citam fontes internas que a transação com o grupo PPF seria realizada no valor entre US$ 3,6 bilhões (mesmo valor pela qual teria comprado sua parte em 2005, na diluição da incumbent Cesky Telecom AS) e US$ 4,1 bilhões. A Telefónica possui 69% do capital da operadora tcheca, mas estaria disposta a se desfazer do ativo por não considerar a operação no país europeu como core dos negócios.

Recentemente, a companhia vendeu a operação da O2 na Irlanda por 850 milhões de euros. Por outro lado, a empresa tem precisado de caixa, pois firmou acordo para aquisição da operação alemã da holandesa KPN por 8,55 bilhões de euros. Além, é claro, do acordo com acionistas da Telco, controladora da Telecom Italia, para o gradual aumento de participação na empresa italiana, controladora da TIM Brasil. A dívida líquida da Telefónica é de 48,6 bilhões de euros.

Por enquanto, de certo mesmo apenas a intenção da empresa em engatar a transação com o PPF. O grupo espanhol, controlador da Telefônica/Vivo no Brasil, afirmou ainda no breve comunicado que não possui certeza sobre a viabilidade de um possível acordo, "nem a respeito de eventuais termos e condições".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!