Qualcomm trabalha em processadores que mimetizam o funcionamento do cérebro

A Qualcomm está trabalhando no desenvolvimento de processadores que mimetizam o funcionamento do cérebro humano. O objetivo é padronizar uma arquitetura batizada de Unidade de Processamento Neural, ou NPU, na sigla em inglês, que consegue aprender com o ambiente à sua volta, tal como acontece com os seres humanos ao longo da vida. Assim, será possível criar softwares programados para aprenderem com os devices, em vez de terem respostas pré-definidas para determinadas ações.

Notícias relacionadas
A tecnologia ganhou o nome comercial de Qualcomm Zeroth e está sendo testada em laboratório. Uma experiência com um protótipo do Zeroth obteve sucesso em ensinar um robô a passar por cima apenas de quadrados brancos, pois quando o fazia recebia uma mensagem de congratulação. Um vídeo feito pela empresa demonstra a experiência.

A ideia da Qualcomm é incluir no futuro o chip Zeroth dentro de um "system on a chip" (SoC), permitindo a criação de softwares especiais que se aproveitem da capacidade de aprendizado, neste caso, de uma máquina, mimetizando o cérebro humano. A novidade pode poupar muitas linhas de programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!