Especialista traça cenário internacional sobre rastreabilidade e descarte no mercado de TIC

Acontece no dia 30 de outubro, em São Paulo, a segunda edição do Forum Green Tech, principal evento sobre sustentabilidade no segmento de TIC (TI e telecom), com ênfase na questão dos resíduos eletrônicos, economia de energia e soluções de engenharia para grandes empresas.

Notícias relacionadas
Entre as dez palestras e o painel que compõem o evento, destaca-se a apresentação “Cenário Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos”, que será feita por um dos maiores especialista neste assunto no mundo, o diretor técnico mundial da ISWA (International Solid Waste Association), Antonis Mavropoulos. A ISWA é uma associação internacional, independente e sem fins lucrativos, criada para promover o desenvolvimento profissional da gestão de resíduos no mundo. Mavropoulos explicará quais os principais avanços e tendências neste segmento.

Outro destaque na programação desta segunda edição do Forum Green Tech será a apresentação da Odebrecht Realizações Imobiliárias do projeto Parque Cidade,  um dos 18 projetos no mundo que integram o programa “Climate Positive Development  Program”, criado pelo C40 (Climate Leadership Group) em parceria com a Fundação Clinton. Além de integrar o programa CPDP, o projeto Parque da Cidade também segue parâmetros da LEED ND, (Leadership in Energy and Environmental Design), o selo referência em gestão ambiental e urbanística de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O Parque da Cidade é um complexo multiuso. Ele segue o conceito de cidades compactas, onde tudo fica concentrado num só lugar, com espaços que agrupam trabalho, comércio, serviços e lazer. É controlado por um sistema interativo com tecnologia ICT (Information and Technology Commucation), que informa em tempo real o consumo de água, energia e condições de trânsito e tempo. Na prática, o complexo é formado por construções sustentáveis que levam em conta itens como eficiência energética, consumo e conservação de água e gerenciamento de resíduos.

Escritórios inteligentes

A Volkswagen do Brasil também participa do Forum Green Tech e vai contar como transformou as suas instalações administrativas em escritórios inteligentes, a partir do uso de ferramentas de software e soluções sustentáveis.
O projeto intitulado “Escritório Sustentável Volkswagen” foi iniciado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e já está presente em cerca de 35% dos 62,8 mil metros quadrados de escritórios da montadora. Graças à reorganização dos espaços, foi possível, por exemplo, acomodar duas áreas da fábrica de São Bernardo em um único espaço, que antes abrigava apenas uma delas. As mudanças proporcionaram uma redução no consumo de energia de 17%, e as alterações de layout apresentaram um ganho de espaço de 30%, graças ao uso de um novo conceito de móveis. 

Outros assuntos desta edição do evento são os avanços da regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a nova modalidade de certificação de profissional Green IT, de soluções de infraestrutura e data center verde; governança e gestão alinhadas à sustentabilidade em TICs, tema fundamental para executivos de governo, das empresas, e entidades do setor. Participam do painel representantes da Abraps, Abinee, Abere, Abree e do Centro de Pesquisas Renato Archer, de Campinas.

O Fórum Green Tech será realizado no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo. Veja a seguir o programa completo do evento. Mais informações e inscrições podem ser obtidos no site www.convergecom.com.br/eventos ou pelo 0800 77 15 028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!