Segundo Francesco Venturini, executive partner da Accenture responsável pelo desenvolvimento da unidade de negócios de vídeo, o Brasil representa uma grande oportunidade para o mercado de conteúdos over-the-top (OTT) justamente pela possibilidade de casamento entre as emissoras de TV (broadcasters) e a banda larga. Venturini está em processo de transferência definitiva para o Brasil, mercado em que a Accenture enxerga algumas das melhores oportunidades nesse momento. "Acreditamos que a força do broadcast no Brasil e que existe uma onda no mercado over-the-top por aqui, e o mercado ainda está relativamente pouco desenvolvido", diz ele.
A aposta da Accenture é que as emissoras de TV, como grandes produtoras de conteúdo, irão rapidamente se movimentar para o mercado de banda larga, colocando seus conteúdos em aplicações OTT. Segundo ele, em breve deve ser anunciado um primeiro grande acordo entre uma emissora e a Accenture para desenvolvimento de conteúdos over-the-top por meio da plataforma Accenture Video Solution (AVS).
A solução permite ao produtor de conteúdo desenvolver desde uma plataforma de entrega sob demanda, até a inclusão dos conteúdos digitais no banco de dados (ingestion), adaptação de formatos (transcoding), distribuição digital (CDN) e ainda o desenvolvimento das telas de navegção do usuário (front end) e a plataforma de publicidade.
"O mercado tradicional de TV está em mudança. Nosso foco é o mercado de broadcast", diz ele. O cartão de visita é a experiência da U-View, no Reino Unido, que congregou diferentes broadcasters em uma plataforma OTT.
Recentemente, a Accenture anunciou também a aquisição da unidade de IPTV da Nokia Siemens Networks. Segundo Venturini, a estratégia é complementar produtos, já que hoje a Accenture vê oportunidades no mercado de IPTV, ainda que no Brasil não tenha ainda clientes nessa área.