Para as celulares, um mês a mais não basta

A julgar pela opinião de um executivo das celulares, o adiamento de um mês concedido pela Anatel para a entrega de propostas e realização do leilão das sobras das bandas D e E do SMP ainda representará pouco tempo para que os grandes grupos do setor façam seus planos de negócios e decidam se adquirem novas freqüências ou outras operadoras. É que, segundo a fonte, o principal motivo do clamor pelo adiamento, ou seja, a transição para o próximo governo, ainda não estará plenamente superado nos dias 12 e 19 de novembro, datas marcadas para entrega das propostas e para o leilão, respectivamente. O ideal seria mesmo transferir a licitação para o próximo ano, afirma o executivo. Não será surpresa, portanto, se novos pedidos para uma nova data forem encaminhados à Anatel.
Além da conjuntura econômica e política, as operadoras têm ainda de contabilizar em suas decisões o impacto da recém-divulgada regulamentação do SMP, que entre outras determinações frustrantes para as celulares estabelece a escolha de carrier de longa distância em ligações VC-2, nas 67 áreas de numeração.
De acordo com os desdobramentos políticos, econômicos e regulatórios, esperam-se para os próximos meses no segmento de serviços móveis decisões cruciais como a absorção de operadoras tidas como alvos preferenciais dos grandes grupos que desejam criar redes nacionais no Brasil, como Portugal Telecom, Telefônica e Telecom Americas. As atenções recaem especialmente sobre operadoras ?avulsas?, localizadas em áreas econômicas de grande interesse como Telemig Celular, TCO e BCP.

Notícias relacionadas
Sabe-se que eventuais negociações com estas empresas não são de fácil conclusão. A BCP vive um impasse entre os sócios Bell South e Safra quanto à venda de suas participações no negócio e ao equacionamento de uma dívida que supera seu valor de mercado. A Telemig Celular atravessa há tempos uma séria disputa pelo seu controle entre os sócios Opportunity e TIW. E os controladores da TCO estariam pedindo um preço considerado alto demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!