Como fica o galinheiro depois das eleições?

O deputado Walter Pinheiro (PT/BA) pegou pesado. "A sugestão é que a tropa toda renuncie", disse ele em entrevista ao jornal Estado, no início deste mês, ao informar que seu partido espera que os presidentes das agências reguladoras renunciem a seus cargos no caso de vitória da candidatura Lula. Pinheiro referia-se especificamente à Anatel, Aneel, ANA e ANP. Deste grupo de agências, apenas Luiz Guilherme Schymura, da Anatel, manifestou desconforto com a idéia. Mesmo assim, colocou-se à disposição para discutir o assunto com o futuro presidente da República (Lula ou Serra) se vier a ser chamado para uma conversa. Os demais recusaram-se a comentar o assunto, mesmo porque Lula ainda não estava eleito. Enfim, foram todos cuidadosos.
Apesar de não citado, o único que saiu a campo para contestar a sugestão foi Luiz Leonardo Cantidiano, da CVM, que ironizou a proposta do deputado petista, ao lembrar que tem mandato fixo estabelecido por lei.
Do ponto de vista da legalidade de seu mandato não há o que discutir. Pode até se comparar ao deputado. Quanto à legitimidade a questão é outra. Walter Pinheiro foi reeleito com 184 mil votos. Cantidiano não. Foi indicado no apagar das luzes do governo Fernando Henrique, e aprovado no esquema de "rolo compressor" no Senado. Na ocasião, escrevemos o editorial "Quem vai tirar as raposas do galinheiro?". Mostrávamos que Cantidiano já era conhecido do setor de telecomunicações, porque atuara na montagem societária que colocou o Opportunity no controle da Telemar, ao mesmo tempo em que já estava no controle da Brasil Telecom. Ou seja, o grupo de Daniel Dantas estava no mando de duas empresas que deveriam competir. Cantidiano retrucou o editorial, que havia sido reproduzido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no informativo que dirige no UOL (www.uol.com.br/uolnews/enews/index.shl, somente para assinantes). Na resposta, o presidente da CVM admitia que fora advogado do Opportunity, embora no caso citado tivesse atuado como advogado da Inepar, empresa que passara seus direitos de controlador na Telemar para o grupo de Daniel Dantas. Disse mais: "nada de oculto ocorreu na mencionada operação que pudesse macular as regras impostas pela Anatel".

Notícias relacionadas
Respondemos com um artigo, também no UOL, intitulado "A verdade no galinheiro", lembrando que tanto a operação montada por Cantidiano foi suspeita que, um ano depois, em 14/09/00, a Anatel, por meio do ato 11.739, suspendeu o esquema de Cantidiano. Havia a desconfiança, por parte da Anatel (a investigação corre até hoje), de que a alteração societária "resultasse em participação simultânea de um mesmo controlador" na Telemar e na Brasil Telecom, ferindo assim a Lei Geral de Telecomunicações, o Plano Geral de Outorgas e a Resolução 101 da agência reguladora.
Cantidiano não respondeu e as coisas ficaram por isso mesmo. Não explicitou seu relacionamento com o grupo de Daniel Dantas.
Mas basta puxar um pouco o fio da meada que as relações aparecem. E isso aconteceu com a reportagem de Teletime News sobre o inquérito 06/2002 da CVM que investiga uma empresa do Opportunity que praticava a chamada "garimpagem de ações" (leia nota no Teletime News de hoje) por meio de duas empresas: a Parcom e a Forpart. Em parte, a CVM nesse processo já livrou o Opportunity e seus acionistas de uma penalização. Apenas mandou parar a "garimpagem". Mas o inquérito prossegue, porque as ações compradas eram registradas dando como sede o endereço do Banco Opportunity S.A., o que pode propiciar fraudes. Tudo isso ficaria no trivial brasileiro dos nossos dias não fosse um fato que nos chamou a atenção: a Forpart, em diferentes ocasiões, foi representada junto à CVM pelo escritório de advocacia que tinha como sócio Luiz Leonardo Cantidiano. Ele deixou esse escritório em 1º de julho para poder assumir a presidência do órgão. O inquérito envolvendo o cliente do escritório de Cantidiano corre sob sigilo. Qual então é a garantia de isenção? E esse não é o único assunto envolvendo o Opportunity que depende do órgão regulador do mercado de bolsa.
Para concluir, retomamos nosso primeiro editorial sobre raposas e galinheiro, além da sugestão do deputado Walter Pinheiro, para fazer a seguinte indagação: como fica o galinheiro depois das eleições?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!