Para pesquisador, digitalização precisa passar do consumo para a produção

O consultor e pesquisador da Universidade de Columbia, Raul Katz, reiterou em uma apresentação em evento sobre ecossistemas digitais organizado pela CNI a importância de que o país vá além da oferta de infraestrutura de serviços digitais em suas políticas. Para ele, a demanda está estabelecida, mas a grande questão é como passar a digitalização do consumo, que já é uma realidade, para a digitalização da produção. Segundo ele, o país deve, nos próximos três anos, se aproximar dos padrões de países desenvolvidos em relação aos indicadores de consumo de bens digitais, o que é bom. "Mas se não houver estímulo à produção de bens digitais, o país será um mero consumidor".

Ele lembra que em países e indústrias com forte apelo ao conteúdo local, como a indústria audiovisual, o país tem oportunidade de liderar o processo. Katz aponta o caso do México como exemplo, onde o Netflix vem perdendo market share no mercado de vídeo online por conta da oferta de alternativas com conteúdos locais.

A digitalização da produção é chave para a competitividade do país, diz Katz, e esse é o aspecto mais importnte da nova dinâmica econômica que se estabeleceu. Não basta, segundo Katz, um país diversificado industrialmente. As indústrias precisam ser competitivas.

Notícias relacionadas

Além disso, lembra o pesquisador, a economia digital tem forte capacidade de geração de empregos, e seu fortalecimento pode representar até 8% do potencial de impulsionamento do PIB.

Ao mesmo tempo, diz Katz, esse processo precisa vir acompanhado de um processo de equiparação regulatória e tributária, visto que as indústrias digitais entrantes não podem ter tratamentos diferentes das indústrias tradicionais, sob o risco de que isso só favoreça o processo de destruição de valor e concentração do mercado em grandes centros e em grandes empresas digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!