Publicidade
Início Teletime Algar Telecom testa LTE em 850 e 1800 MHz

Algar Telecom testa LTE em 850 e 1800 MHz

Se depender da Algar Telecom, suas redes de quarta geração (4G) de telefonia móvel usarão as mesmas faixas de frequências detidas pela operadora para serviços de 2G e 3G, ou seja, 850 MHz e 1800 MHz. "Gostaria de usar o que já tenho. Já fiz investimento por esse espectro no passado", disse o diretor-presidente da companhia, Divino Sebastião de Sousa. Ele revelou que a operadora vem realizando testes de campo com o padrão LTE (Long Term Evolution) nessas faixas. Todavia, uma lançamento comercial não acontecerá tão cedo: o executivo não identifica pelos próximos dois anos demanda por essa tecnologia em sua área de atuação, composta por 87 municípios, a maioria de porte médio, como Uberlândia/MG, onde está sua sede.

Notícias relacionadas
HSPA+ e BSS

Ao mesmo tempo, a Algar Telecom prossegue os testes com HSPA+, tecnologia de rede que oferece velocidades de até 21 Mbps, se posicionando portanto entre a 3G e a 4G. Uma das possibilidades estudadas pela companhia é usar o HSPA+ nas cidades para as quais comprou licenças da banda H. Em algumas delas a Algar será a quinta entrante e o HSPA+ pode servir como um diferencial. A Algar Telecom adquiriu licenças na banda H para operar em 230 localidades dos DDDs 34, 35 e 37, todas de Minas Gerais.

O fornecedor da rede 3G da Algar Telecom é a Huawei. A maioria das antenas instaladas já está preparada para o upgrade para HSPA+ e, posteriormente, para LTE. A Huawei será também a fornecedora de uma nova plataforma de billing convergente da Algar Telecom. A migração acontecerá ao longo dos próximos três anos.

Uma entrevista exclusiva com Divino Sebastião de Sousa será publicada na edição de outubro da revista Teletime, abordando temas como a evolução de suas redes fixa e móvel, planos de expansão e sua avaliação sobre as principais questões regulatórias em discussão no momento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile