MPF abre inquérito civil para apurar venda da BrT

A união entre Brasil Telecom e Oi voltou a ser questionada publicamente. Depois da abertura de uma ação popular em 4 de agosto contra o negócio na Justiça do Ceará, agora é a vez do Ministério Público Federal (MPF) contestar a validade da criação da super tele. A procuradoria federal do Rio Grande do Sul instaurou um Inquérito Civil Público (ICP) para apurar as ações que rondam o anúncio de união das companhias.
A portaria de instauração do ICP (leia a íntegra do documento do MPF do Rio Grande do Sul na homepage do site TELETIME) foi encaminhada no dia 25 de agosto. No documento, o procurador José Osmar Pumes levanta a possibilidade de formação de um monopólio no setor de telecomunicações caso o negócio seja concluído. Há também o temor de que o consumidor seja lesado neste processo com a eliminação da concorrência e conseqüente aumento arbitrário dos lucros.
A reforma do Plano Geral de Outorgas (PGO) e a participação do BNDES no negócio também são motivo de suspeita por parte do procurador. Com base em uma representação apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sinttel), o procurador pondera que o atual PGO "estaria sendo modificado com o fim específico de viabilizar a fusão entre a Oi (Telemar) e a Brasil Telecom".

Notícias relacionadas
A participação do BNDES é considerado um indício de que o negócio tem apoio pleno do governo apesar da impossibilidade legal no momento da união das concessionárias. "O explícito empenho do Governo Federal para a criação de uma 'gigante brasileira de telecomunicações' e a facilidade de obtenção de financiamento, junto ao setor público, pelo Grupo Telemar, configuram fundadas razões para se pensar que a fusão já ocorreu de fato, estando em curso apenas medidas necessárias à regularização da operação já realizada, pelo plano normativo", avalia o procurador.
Entre as primeiras medidas efetivamente tomadas está a emissão de ofício à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por zelar pelos contratos entre empresas privadas no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!