Anatel registra queda de 22,2% nas reclamações contra operadoras no primeiro semestre

A Anatel registrou uma queda na quantidade de reclamações contra operadoras de telecomunicações no primeiro semestre do ano. Segundo os números divulgados pela agência nesta segunda-feira, 15, (ligeiramente diferentes dos apresentados pela Conexis na semana passada) a redução total foi de 6,5% comparado com o final de 2021, e 22,2% no comparativo anual, totalizando pela primeira vez menos de 1 milhão de ocorrências – mais exatamente, foram 951,3 mil reclamações nos seis meses deste ano.

O índice de reclamações médio (IR), que relativiza as reclamações por mil acessos, somando todas os ocorrências do período, caiu de 0,55% em dezembro para 0,51%. No primeiro semestre de 2021, a queda foi de 0,19 ponto percentual.

Segundo a agência, trata-se de uma retomada na tendência de queda dos incidentes depois da pandemia, embora os principais serviços – de banda larga e celular – tenham continuado a apresentar reduções no período. Outra questão citada pela Anatel foi a criação das ouvidorias e as iniciativas da Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) contra o uso de telemarketing abusivo.

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Serviços

No semestre, todos os serviços apresentaram recuo, exceto o grupo classificado como "outros", que engloba reclamações com assuntos como a própria atuação da Anatel e sobre os canais de relacionamento com consumidores. Neste caso, houve aumento de 3,75% no comparativo semestral e 9% no comparativo anual, totalizando 6.250 ocorrências.

O serviço com maior quantidade de ocorrências ainda é o celular pós-pago, que totalizou mais de 360 mil incidências. Isso representou uma queda de 7,06% em relação a dezembro de 2021, e de 13,94% comparado ao primeiro semestre do ano passado. A banda larga fixa, o segundo tipo de serviço mais citado, também mostrou recuo – 2,32% e 23,59% – nos comparativos semestral e anual, respectivamente, totalizando 240 mil reclamações. 

Vale ressaltar a queda nas reclamações do serviço de telefonia fixa: 17,13% no semestre e 40,32% no ano. No total, o STFC somou 135,2 mil ocorrências e acabou perdendo a posição de terceiro serviço mais citado para o celular pré-pago, que totalizou 143,7 mil reclamações, recuo de 2,87% e 13,25%.

SERVIÇO  1º Semestre 20202 ºSemestre 20201 º Semestre 20212 º Semestre 20211 º Semestre 2022Comparação SemestreComparação Anual
Banda larga fixaVolume393.910370.165314.238245.798240.098-2,32%-23,59%
 Índice*1,991,761,440,830,81  
Celular pós-pagoVolume497.174467.519418.393387.440360.068-7,06%-13,94%
 Índice0,970,890,740,650,59  
Celular pré-pagoVolume227.880210.699165.686147.992143.739-2,87%-13,25%
 Índice0,330,310,240,210,2  
Telefonia fixaVolume241.039258.771226.659163.241135.271-17,13%-40,32%
 Índice1,251,421,30,980,85  
TV por assinaturaVolume153.816128.36191.96666.97865.887-1,63%-28,36%
 Índice1,361,461,10,690,72  
Outros **Volume7.2166.6455.7346.0246.2503,75%9,00%
TOTALVolume1.521.0351.442.1601.222.6761.017.473951.303-6,50%-22,20%
 Índice0,890,850,70,550,51
Fonte: Anatel

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