Revisão do limite de espectro não está condicionada à venda da Nextel, diz Quadros

A revisão do modelo de gestão de espectro está atualmente no conselho diretor da Anatel, mas situação da Nextel não traz impacto direto para o processo ser agilizado na agência. A operadora está à venda e seu bem mais valioso, além da carteira de clientes, é o seu espectro. Porém, está faltando comprador: as operadoras atuais podem até ter interesse, mas precisariam devolver frequências por ultrapassar o limite permitido. De acordo com o presidente Juarez Quadros, há pressa para que a alteração no limite de espectro seja feita "o mais rápido possível", mas ao mesmo tempo não existe uma pressão externa na agência causada pelo mercado.

"Claro que é público que a Nextel está à venda, falta comprador, mas isso é condição de mercado. E claro que a agência tem que observar condições mercadológicas também, mas não será só isso que definirá a condição de rever o limite máximo de espectro", declarou Quadros a este noticiário após apresentação no Congresso Latinoamericano de Satélites no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 15. Ele reconhece que a alteração no regulamento facilitaria a operação, mas entende que a necessidade maior é das próprias empresas em ampliar a capacidade de espectro para o serviço móvel.

Quadros não quis dar uma previsão de quando essa revisão do modelo de gestão de espectro sairia, alegando que depende de cada conselheiro pautar ou não o assunto. "Deixa o conselheiro fazer seu trabalho dentro do seu tempo, até porque tem prioridades que precisam dar urgência, mas essa também é urgente", afirma.

Notícias relacionadas

Licitação só em 2019

A Anatel só deverá mesmo fazer uma nova licitação  de espectro em 2019. O presidente Juarez Quadros reafirmou que não existe possibilidade de realização do certame antes disso. A fase atual está sendo conduzida pelo comitê de espectro e órbita (CEO) com fornecedores e operadora para avaliar possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz em sistemas TVRO, com testes iniciais no interior de Goiás. "Lá, foi um trial, mas foi muito pequeno. Agora a experiência será no Rio de Janeiro, para, quando o edital for elaborado, ter controle da situação", declarou. Ele confirmou ainda a intenção de incluir as sobras da faixa de 700 MHz nesse mesmo leilão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!