Brasil Telecom aposta em SVAs para IPTV

O serviço de vídeo on demand que a Brasil Telecom (BrT) lançará em setembro é apenas o primeiro da operadora usando sua plataforma de IPTV. A grande aposta da empresa para recuperar o investimento estará em serviços de valor adicionado (SVAs) que serão vendidos através da TV. ?Não queremos simplesmente transmitir TV pela rede IP. Queremos levar a rede IP para dentro da TV?, explica o diretor de planejamento e infra-estrutura da BrT, Marcelo Frasson. Ele cita entre as possibilidades futuras: navegação pela Internet na tela da TV, acesso a emails, chat durante transmissões ao vivo de jogos de futebol etc. A estratégia da BrT será oferecer a maior variedade possível de SVAs em IPTV. ?Não acredito em uma killer application. Vamos viabilizar o investimento com diversidade de serviços em IPTV?, explica o diretor da operadora.
A idéia é que os SVAs em IPTV comecem a ser lançados no fim deste ano. Um dos primeiros deverá ser o que Frasson chama de ?IPTV banking?, ou seja: uma espécie de homebanking que o usuário acessa na tela da TV. A data precisa de lançamento depende da conclusão da negociação com os bancos, que já começou.
Também estão nos planos da operadora serviços de conteúdo gerado pelos usuários, como álbum de fotos e videologs. As fotos e vídeos enviados ficarão armazenados em servidores da BrT e o acesso será feito na tela da TV por um canal específico. Ao contrário da Internet, onde o acesso a esse tipo de conteúdo costuma ser livre, a idéia é que o conteúdo publicado pelos assinantes de IPTV seja acessado com uma senha. O modelo de negócios para esses serviços ainda não está definido, mas é possível que sejam incluídos na assinatura básica.

Notícias relacionadas
No momento, cerca de 250 colaboradores da BrT testam o serviço de vídeo on demand. O lançamento em setembro em algumas grandes cidades do centro-sul deve acontecer sem grande estardalhaço, pois a companhia quer verificar os efeitos no call center e na rede durante os dois primeiros meses de oferta comercial. Só depois disso, próximo do fim do ano, é que será feita uma grande campanha de marketing para divulgar o IPTV.
Frasson participou nesta quarta-feira, 15, do seminário ?IPTV & 4Play?, realizado no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!