Conselheiro volta a pedir diligência sobre conteúdos OTT

Edilson Rodrigues/Agência Senado

O conselheiro Vicente Aquino pediu nova diligência para as áreas técnicas da Anatel sobre o processo em que a agência analisa se a oferta de canais lineares pela Internet deve ser considerada serviço de telecomunicações, e portanto sujeita à regulação da Anatel; ou se deve ser enquadrada como serviços de valor adicionado, sem regulação. É a segunda diligência de Aquino, que tem a relatoria da matéria. A primeira diligência foi pedida em junho e respondida pela área técnica da Anatel dia 6 julho

O novo pedido do conselheiro relator não é público, mas este noticiário apurou que ele se baseia em alguns pontos: os impactos da pandemia na oferta de serviços de TV paga e streaming, inclusive possíveis aspectos tributários; os impactos da aplicação da Lei da Liberdade Econômica; a notícia regulatória da Ancine sobre o mesmo tema e a conciliação de eventuais decisões divergentes; e as medidas que poderiam ser aplicadas para os provedores de TV por assinatura tradicional (SeAC) caso a oferta de canais lineares pela Internet seja considerada como SVA.

Segundo apurou este noticiário, o tema será automaticamente pautado no dia 6 de agosto, em função do prazo regimental de 120 dias para a apresentação do relatório. Vicente Aquino pode então pedir prorrogação. Se o pedido de prorrogação for negado pelos pares, o que não é usual, precisa trazer seu voto na reunião seguinte, quando ainda cabe pedido de vistas de outros conselheiros.

Notícias relacionadas

Há ainda a possibilidade de que o presidente da Anatel, Leonardo Euler, conceda efeito suspensivo à cautelar que hoje suspende, no caso da Fox, a oferta de conteúdos lineares diretamente ao consumidor pela Internet. Com isso, uma decisão geral da agência ainda ficaria pendente, mas não haveria mais o peso de uma cautelar em vigor, situação que hoje tem gerado incertezas para oferta de novos serviços de streaming.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!