Anatel prorroga consulta sobre regras de exposição humana a campos magnéticos

Por meio de circuito deliberativo, o conselho diretor da Anatel aprovou, nesta quinta-feira, 15, a prorrogação da consulta pública nº 14 da proposta de alteração do regulamento que estabelece limites para a exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, na faixa entre 9 kHz e 300 GHz. A consulta, que acabaria ontem, terá mais 30 dias de prazo para receber contribuições.

Pelo texto, para licenciamento de uma estação, o operador necessitará de avaliação de uma empresa habilitada e não mais por pessoas físicas, conforme recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, os cálculos teóricos devem seguir os níveis estabelecidos e o relatório de conformidade deve ser digitalizado no site da agência, que poderá ser acessado pela população em geral.

De acordo com o relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, a proposta adéqua o regulamento, que é de 2002, à lei 11.934, sancionada em 2009, que ajusta os limites de exposição humana a campos eletromagnéticos às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Notícias relacionadas

As determinações valerão apenas para os novos sites ou aqueles que sofrerem alterações em suas características. As exigências para a telefonia móvel não mudam.

Até ontem, a consulta recebeu 50 contribuições. A prorrogação foi solicitada pelo SindiTelebrasil, que queria mais 60 dias de prazo.

Na decisão da Anatel, também foi incluída a realização de uma audiência pública sobre o tema, em data ainda a ser marcada.

1 COMENTÁRIO

  1. Embora a análise individual, de cada elemento gerador seja importante, perder de vista o efeito criado pela acumulação de fontes geradoras em uma mesma região, como a Av. Paulista, é grave. Não seria sem tempo a exigência de combiners ou mesmo a redução das fontes geradoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!