MediaTek cria tecnologia para tela com taxa de 120 Hz em smartphones

A fornecedora de chipsets MediaTek anunciou nesta terça-feira, 15, novidades para dispositivos móveis com foco em tecnologias de imagens, em especial a captura e processamento de vídeo para fluidez ou para gravar movimento em câmera lenta.  

Notícias relacionadas
Em parceria com a Japan Display, a empresa apresentou uma tela para dispositivos móveis com taxa de atualização na frequência de 120 Hz. Até então, smartphones só conseguiam a taxa de 60 Hz, enquanto as TVs modernas já conseguem 120 Hz (ou mais) sem maiores problemas. A maior taxa de atualização evita, por exemplo, o aparecimento de "rastros" na imagem em movimento, também conhecido como "fantasmas".

De acordo com a MediaTek, isso foi conseguido com a tecnologia de painel da Japan Display com os recursos de processamento de sistema em chip (SoC) da companhia. A tecnologia consegue ainda entregar uma fluidez de 120 fps (quadros por segundo) com os chipsets MT6595 e MT6795 (também anunciado nesta terça). Com o recurso ClearMotion da fornecedora, é possível converter digitalmente um vídeo de 24 fps (padrão de cinema) ou 30 fps (padrão de vídeos na Web) para 120 fps, caso o usuário deseje.

Outra tecnologia anunciada nesta terça para os dois chipsets foi o Super-Slow Motion, que permite criar vídeos em câmera lenta a 480 fps na resolução Full HD (1080p). Isso significa que a velocidade de reprodução acontece em 1/16 do normal. Para efeito de comparação, a função de câmera lenta introduzida no iPhone 5S no ano passado captura a imagem a 120 fps (ou seja, 1/4  da velocidade normal).

O recurso usa processamento de imagem para cada fotograma capturado, permitindo maior clareza na hora de visualizar o vídeo em velocidade reduzida. A MediaTek diz ainda que usuários podem editar os vídeos, mantendo controle da duração e localização do segmento no qual se pretende incluir o efeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!