Colegiado da CVM derruba tag along aos minoritários da TIM

O colegiado da CVM decidiu em reunião realizada nesta quarta-feira, 15, dar provimento ao recurso interposto pela Telco (controladora da Telecom Italia) contra decisão da área técnica da autarquia que obrigava o grupo a lançar uma oferta pública de ações (OPA) aos acionistas minoritários da TIM Brasil.
Em janeiro de 2009, a Superintendência de Registro de Valores Mobiliários entendeu que, embora a participação adquirida pela Telco seja de apenas 17,99% da Telecom Italia, a Olímpia (grupo que vendeu a participação) exercia controle de fato sobre a Telecom Italia, e, portanto, a consórcio Telco passou a exercer controle na Telecom Italia e indiretamente na TIM Brasil.
Por três votos a dois, o colegiado da CVM decidiu derrubar a decisão da área técnica em uma análise que envolveu, inclusive, se deveria ser aplicada a lei brasileira ou a lei italiana. Apenas a presidente da CVM, Maria Helena dos Santos, decidiu pela aplicação da lei italiana, mas mesmo assim no mérito decidiu não exigir a OPA aos minoritários da TIM. Seu voto foi seguido pelos diretores Otavio Yazbek e Eli Loria. Votaram pela manutenção da OPA o diretor-relator Eliseu Martins que teve a mesma opinião do diretor Marcos Pinto.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!