Três quartos do que operadoras arrecadam vai para o governo, diz BCG

Foto: Pixabay

De acordo levantamento apresentado pelo consultor Marcos Aguiar, do Boston Consulting Group, 74% do que o setor de telecomunicações brasileiro arrecada vai para o governo por meio de diversos fundos e tributos. Isso não é uma notícia boa, nem para os governos.

"Se diminuir cada real desse valor, ele se reverte em R$ 3,50 de volta, é o melhor negócio do mundo para o governo. A gente está enxergando de maneira míope, enquanto todo o resto do mundo enxerga", declarou Aguiar. 

Ele destaca que o governo nunca reaplicou os fundos setoriais de volta para as telecomunicações, enquanto acabou trazendo ônus para as empresas. "Se não fizermos medidas emergências, será não olhar estrategicamente", diz, citando a regulamentação do novo modelo e a revisão da Lei das Antenas também. Ainda cita a flexibilização da consolidação para grandes e menores, sem um longo processo de aprovações como é feito atualmente.

Notícias relacionadas

"As empresas de telecom praticamente sustentam governos estaduais", declara Carlos Eduardo Siqueira, analista do BTG Pactual. O impacto maior é no consumidor de baixa renda, mas há também desafios para conseguir ultrapassar a barreira. "Há 30 anos o setor tenta e não consegue, tem que haver repactuação, e aí vai para a reforma tributária mais ampla", discorre. 

Não é suficiente

Na opinião da analista do Itaú/BBA, Susana Salaru, o governo pode ajudar o setor de telecomunicações, mas não como no caso da indústria elétrica, na qual há modacidade tarifária. "Sim, o governo ajudou com a postergação do Fistel e de outras taxas, mas não é suficiente. O governo poderia fazer mais coisas, pois é o setor que mais paga imposto em telecom no mundo. É uma boa oportunidade para pensar uma reforma tributária de telecom."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!