Caxias do Sul ganha atualização em anel ótico

A cidade de Caxias do Sul (RS) recebeu 126 km de fibra ótica para promover a comunicação entre  prefeitura e as cerca de 200 unidades administrativas locais. Segundo a provedora de tecnologia de infraestrutura de rede Extreme Networks, que desenvolveu o projeto da infovia para cidade digital, 80% dessas unidades utilizavam plataforma terceirizada, via rádio, que proporcionava comunicação de baixa velocidade, oscilações e alto custo. Atualmente, a rede é composta por dez pontos interligados de distribuição formando um anel ótico que permite comunicação por meio de dois caminhos.

A rede foi atualizada também na capacidade: dos 100 Mbps onde havia fibra (e 512 kb nos demais), agora cada unidade conta com 1 Gbps, sendo que para o anel, onde ocorre a interligação dos pontos, a comunicação é de 10 Gbps. Serão atendidos 4 mil usuários com acesso a sistemas no ambiente de rede do município, além de compartilhamento de arquivos e impressões, atualizações de antivírus e políticas de segurança – antes, qualquer dispositivo podia se conectar sem cadastro.

A implantação ocorreu por meio de licitação pública, vencida pela Extreme Networks em parceria com as fornecedoras TechDec e Ifortix. A intenção agora é evoluir serviços, oferecendo VoIP, controle de tráfego, semáforos inteligentes, monitoramento de prédios e ampliação de serviços digitais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!