Claro junta WhatsApp, Facebook e Twitter em promoção de zero rating

Em abril, a Claro lançou uma nova oferta baseada em dados móveis chamada de Internet Turbinada, afirmando que passaria a focar na liberdade de conteúdo em vez de dar ao usuário um acesso a aplicação sem custos. Nesta segunda-feira, 15 – ou um mês e meio depois –, a operadora lança uma nova promoção, desta vez voltando o foco novamente para o zero rating com a oferta dos serviços WhatsApp, Facebook e Twitter gratuitos para todos os clientes que tenham plano de dados, sejam pré-pagos, pós ou controle. É a primeira vez que uma operadora no Brasil oferece acesso gratuito a esses três apps simultaneamente.

Notícias relacionadas
Em encontro com jornalistas em São Paulo para o anúncio, o presidente da Claro no Brasil, Carlos Zenteno, ressaltou diversas vezes que se trata de uma "evolução" em relação ao plano de Internet móvel anunciado em abril, e que a promoção é oferecida de maneira transparente aos consumidores. "Não falamos em momento algum que são planos ilimitados, falamos que é grátis dentro do plano contratado", ressalta.

Como se trata de uma promoção, há um prazo para o encerramento, algo que Zenteno diz que ainda não foi definido. "Sempre é um prazo regulamentar, mas está em aberto e os clientes não serão pegos de surpresa com uma promoção que entra e sai", afirma. O executivo não citou diretamente, mas uma das razões pode ser uma eventual decisão do governo de não incluir o zero rating como exceção à neutralidade de rede na regulamentação do Marco Civil da Internet. Mas a visão dele é que o texto tem diferentes interpretações e que a oferta da Claro está em acordo com o Marco Civil.

Zenteno diz que o modelo de operação prevê um aumento no uso da rede, mas garante que a infraestrutura está preparada para o consumo. Ele não diz se há um investimento adicional, mas garante que o monitoramento dos sites de antenas é realizado de modo preventivo com diferentes estágios de tráfego. Se uma antena está com carga moderada, o investimento é feito com seis meses de antecipação. "Fizemos planejamento para toda a rede e principais áreas urbanas", afirma. "Estamos preparados, também nos atendimentos".

A operadora estabeleceu um contrato de colaboração com as redes sociais. Não há um valor para subsídio, mas Zenteno diz que há "algumas contrapartidas em comunicação e uso de marketing". A companhia diz que as negociações foram todas feitas no Brasil, inclusive com o WhatsApp. Até por essa negociação ter sido local, a promoção não é válida para as demais operações do grupo América Móvil na América Latina.

Como funciona

Na nova promoção, a gratuidade do acesso significa que não haverá consumo da franquia de dados contratada. Assim, um usuário pré-pago precisa necessariamente ter que ativar o pacote de dados diário, por exemplo, para poder usar os aplicativos oferecidos. Ele é avisado, por meio de mensagem, que está ativando o pacote. Além disso, a promoção precisa necessariamente ser solicitada pelo cliente (por URA, site, aplicativo ou USSD), seja qual for o tipo de plano escolhido. No caso do pós e controle, muda-se o plano, mas se mantêm os pacotes adicionais e de dados.

A Claro ressalta que, no uso do WhatsApp e do Facebook Messenger, não entram no benefício as ligações over-the-top (OTT). Por outro lado, é livre a utilização das mensagens em áudio gravado no aplicativo – assim como no caso de fotos e vídeos baixados, o recurso está incluso na promoção e não é descontado da franquia regular.

Uma vez terminada a franquia de dados com a navegação normal, a Internet (e os serviços do WhatsApp, Facebook e Twitter) é bloqueada e é oferecida a opção de contratar pacote adicional. Quem tinha um plano pós antigo com velocidade reduzida ao fim da franquia, ao optar pela promoção, acaba tendo esse encerramento dos dados também. Ou seja, o benefício da gratuidade do WhatsApp, Twitter e do Facebook será uma forma de a Claro "migrar" os clientes dos planos em que não havia corte no uso de dados, apenas a redução de velocidade.

Nessa promoção, o pacote de dados para pré-pago sai por R$ 0,99 ao dia. Segundo o diretor de marketing da Claro, Renato Guimarães, a franquia é de 10 MB diários, sendo que o pacote adicional é de mais 50 MB. "Acompanhamos clientes e vimos que o uso médio era de 19 MB/dia. Ou seja, se considerar os 10 MB mais os 50 MB adicionais, são três vezes mais", declara. As outras ofertas, incluindo a Internet Turbinada, continuam disponíveis para os clientes.

TIM

A Claro é a segunda operadora no Brasil a incluir o WhatsApp em uma promoção de zero rating. A pioneira foi a TIM, que começou pelo seus planos controle e depois expandiu para os pré-pagos. O WhatsApp é hoje o app mais popular no Brasil, como revelou pesquisa realizada por Mobile Time e Opinion Box em maio passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!