América Móvil compra 21% da Telekom Austria

O grupo América Móvil, do bilionário Carlos Slim, lançou uma ofensiva para comprar 21% das ações da Telekom Austria. Caso o negócio seja sacramentado, a empresa, que no Brasil controla Claro, Embratel e Net Serviços, passaria a ter uma participação relevante em uma operadora que conta com 20,3 milhões de assinantes de telefonia móvel e 2,6 milhões de linhas fixas ativas.

Notícias relacionadas
De acordo com a própria América Móvil, a estratégia para concretizar o negócio está baseada numa parceria que a empresa alinhavou com a Marathon Zwei Beteiligungs GmbH, uma subsidiária integral da RPR Privatstiftung. Em linha com esta negociação, o conglomerado mexicano de telecomunicações já adquiriu aproximadamente 5% das ações em circulação da Telekom Austria e pretende abocanhar mais 16% das ações com direito a voto na companhia.

O valor do negócio não foi confirmado, mas dados do mercado dão conta de que uma fatia de 23% da Telekom Austria, ex-monopólio estatal, vale cerca de 820 milhões de euros.

Entretanto, a investida de Slim no mercado austríaco ainda depende da aprovação de órgãos governamentais, assim como de outras autorizações comuns a este tipo de transação. Mesmo assim, a previsão é que o negócio seja concluído até o final deste ano.

A América Móvil informou que o aumento de participação na empresa é parte de sua estratégia de diversificação geográfica, sobretudo, para aumentar a presença da companhia na Europa Central e Oriental.

Esta é a terceira investida da companhia mexicana em menos de um mês, para ampliar sua presença fora da América Latina. Nos últimos dias, a empresa fez uma oferta de 8 euros por ação aos acionistas da alemã KPN. A intenção da empresa é chegar a uma participação de 27,7% na operadora. Outro negócio anunciado recentemente pela América Móvil é o acordo para adquirir uma operadora móvel virtual de rede simples no mercado norte-americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!