Projeto das Agências "ressuscita" e entra na pauta da Câmara

O projeto de criação de uma Lei Geral das Agências Reguladoras ressuscitou depois de dois anos sem movimentação na Câmara dos Deputados. O PL 3.337/2004 foi incluído na pauta de deliberações desta semana do Plenário da Câmara, rompendo o longo período em que ficou na geladeira. A última tramitação do projeto data de julho de 2007, justamente quando foi aprovada a tramitação do texto em regime de urgência. Mas a Comissão Especial para a análise do texto não chegou a ser instalada nesta legislatura.
O texto agora reaparece na lista de votações do Plenário embora não deva ser deliberado imediatamente. Isso porque o governo escolheu um novo relator, deputado Ricardo Barros (PP/RR), que substitui Leonardo Picciani (PMDB/RJ) na análise do projeto. Barros já possui um substitutivo para o PL, que circulou informalmente nas diretorias de agências reguladoras e demais interessados na medida. A proposta do novo relator ainda está em negociação com as partes afetadas e, com isso, a perspectiva é que o substitutivo não seja apresentado formalmente nesta semana, impedindo na prática a votação.
O texto, obtido por este noticiário, contém algumas mudanças expressivas na proposta originalmente feita por Picciani. Uma delas, favorável às agências, é a determinação de que estas autarquias tenham cadastro independente no sistema orçamentário, retirando-as da tutela dos ministérios correspondentes. A proposta também limita o controle externo exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que não poderá se pronunciar sobre o mérito das decisões regulatórias das agências.

Notícias relacionadas
Mas algumas alterações são controversas do ponto de vista das agências. Uma é a manutenção da ideia de implementação de "contratos de gestão" sob a figura de um "Plano Estratégico de Trabalho" e de um "Plano de Gestão e Desempenho".
Função concorrencial
Outro ponto delicado da proposta de Barros é a exigência de que as agências peçam pareceres para o órgão de defesa da concorrência do Ministério da Fazenda, hoje a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), "sobre as minutas e propostas de alterações de atos normativos de interesse geral dos agentes econômicos, de consumidores ou usuários dos serviços prestados". É uma proposta em linha com o que estabelece a nova legislação sobre o Sistema Brasileiros de Defesa da Concorrência (PLC 06/2007, em tramitação no Senado) e com o trabalho que está sendo desenvolvido no âmbito da Casa Civil pelo Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação (Proreg).
Apesar de não se aprofundar no papel instrutor da Anatel no caso de atos de concentração frente ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), o substitutivo provisório de Ricardo Barros acaba, indiretamente, por reforça a eliminação desta função. O texto propõe que os órgãos da concorrência "poderão solicitar às Agências Reguladoras pareceres técnicos relacionados aos seus setores de atuação, os quais serão utilizados como subsídio à instrução e análise dos atos de concentração e processos administrativos". Assim, de forma sutil, a atribuição da Anatel no sistema concorrencial seria reduzida ao que já ocorre com outras agências, onde elas são chamadas a participar do processo por decisão do sistema concorrencial, mas não fazem parte direta do SBDC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!