Fórum Infra 2007 acontece terça, dia 19, em São Paulo

A publicação TI Inside e a Converge Comunicações realizam nesta terça-feira, dia 19 de junho, o Infra 2007- 1º Fórum de Infra-estrutura, Consolidação e Gerenciamento, no Hotel Tryp Paulista. O evento tem o objetivo de debater com especialistas do setor de TI as novas soluções em infra-estrutura que possibilitam às empresas redução no consumo de energia, consolidação de data centers, virtualização, otimização de processos e diminuição de custos.

De acordo com o Gartner, 45,8% do orçamento de TI das companhias é destinado à manutenção da infra-estrutura. Tal investimento visa atender parâmetros exigidos pelas regulamentações e conformidades legais como a ISO 27001, Sarbanes Oxley e Basiléia 2.

A palestra de abertura do Fórum abordará o novo conceito ?IT Green?. Carlos Pane, gerente do Projeto Green da IBM, falará sobre a iniciativa pioneira da empresa que desenvolveu novas tecnologias e serviços que visam incentivar grandes reduções de consumo de energia nos data centers da IBM e de seus clientes. A empresa divulgou que investirá nesse projeto US$ 1 bilhão por ano e a expectativa é reduzir em 42% os gastos com energia.

Notícias relacionadas

Atentos ao crescimento acelerado do consumo de energia, às áreas de TI buscam alternativas para que se possa diminuir esta demanda, não apenas pela questão da responsabilidade social, mas também devido ao aumento no preço da energia nos últimos anos.

Pesquisa realizada pela Stanford University revelou que a energia consumida por servidores corporativos representou 0,6% do total de energia consumida pelos Estados Unidos em 2005. Houve um aumento de 100% no consumo de energia por servidores no período de 2000 a 2005. Outro estudo conduzido pelo Gartner revelou que a indústria da informação e da comunicação é responsável por aproximadamente 2% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2).

O próximo painel será apresentado por convidado Alexandre Klug do departamento de marketing no gerenciamento de novos produtos e soluções da Furukawa e destacará as ?Soluções para novas tendências em infra-estrutura de Data Centers?. Klug falará sobre a nova realidade dos data centers e SAN (storage area network), tais como gerenciamento, alta densidade, escalabilidade, disponibilidade, performance e segurança, além de soluções de infra-estrutura óptica, metálica e patch panel gerenciável.

?O futuro dos Data Centers? será tema do debate a ser conduzido por Eduardo Braga, engenheiro de vendas da subsidiária brasileira da Emerson Network Power. Serão abordados temas como a evolução dos CPDs, a importância e a necessidade da infra-estrutura para os sistemas de missão crítica; o controle de processos para os centros de TI; o desenvolvimento de sistemas não agressivos ao meio ambiente; e as experiências da indústria e projeções para o futuro dos data centers.

Virtualização é, segundo IDC, Gartner e mesmo a McKinsey, um dos temas principais da agenda de CIOs e executivos, pelo seu forte retorno financeiro e incremento da agilidade da empresa para responder a mudanças de mercado, previstas ou não. No entanto, um projeto de virtualização precisa ser muito bem pensado, e ocorrer no momento correto. No evento, Cláudio Rangel, responsável pelas áreas de tecnologia do negócio e telecomunicações da HP Brasil, definirá virtualização, explicará porque é tão importante e exibirá os principais requisitos para projetos bem-sucedidos, junto com estudos de caso.

Na seqüência, no período da tarde, será realizada a palestra da DASA (Diagnósticos da América SA), por Paulo Palaia Sica, Diretor de TI. Após, Carlos Alberto Tubertini, gerente de TI da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ? CPTM mostra o modelo de gestão de TI da empresa. O último case será do Sebrae, com palestra de Ricardo Rosas, coordenador de infra-estrutura de TI. O Fórum traz palestra de Maurizio Niccolai, solution marketing manager, que mostrará como a empresa consolidou 85 data centers em seis, gerando uma economia de cerca de US$ 1 bilhão em gastos de TI nos próximos anos.

Ás 16h30, o próximo painel será apresentado por André Cury Vilela, diretor de Soluções Corporativas da Unisys para América Latina, e debaterá a ?Tecnologia de Servidores com Orientação a Serviços?. Serão abordados a orquestração e virtualização como ferramenta para a implementação de infra-estruturas flexíveis e com capacidade de reagir à dinâmica dos negócios, assegurando o melhor uso de recursos e orçamento de TI.

Para encerrar o evento, Fernando Camarotti, gerente da área de Advisory Services da PricewaterhouseCoopers ministrará o painel ?Simplificando o ambiente de TI – Como a simplificação do ambiente de TI pode melhorar as funções de negócios, reduzir custos e aprimorar performance?.

Mais informações e inscrições no site www.convergeeventos.com.br ou pelo fone 0800 77 15 028

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!