A Alloha Fibra, dona da marca Giga+ Fibra, registrou prejuízo líquido de R$ 3,6 milhões no primeiro trimestre, conforme balanço financeiro divulgado nesta quinta-feira, 15. No mesmo período do ano passado, o provedor de banda larga tinha auferido lucro de R$ 8,3 milhões.
Entre outros indicadores relevantes, a receita líquida totalizou R$ 434 milhões, avanço de 5,5% ante o mesmo período do ano passado, e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) somou R$ 201 milhões, alta de 2,2% na mesma base de comparação.
Segundo a empresa, o prejuízo ocorreu em função do aumento das despesas financeiras, decorrente da alta das taxas de juros. No caso, a Alloha encerrou o primeiro trimestre com um saldo financeiro negativo de R$ 102 milhões, 37,9% maior do que o apurado no mesmo período do ano passado.
O CEO da Alloha, Lorival Luz, ressaltou que a empresa tem se capitalizado como parte da "estratégia de manutenção de um caixa robusto e [está] preparada para suportar os investimentos e compromissos futuros". Vale lembrar, nesta semana a marca Giga+ concluiu a emissão de R$ 750 milhões em debêntures, montante ainda não calculado no balanço do primeiro trimestre.
Estratégia
Como marcos do primeiro trimestre, a Alloha celebrou a integração da Atex Telecom às suas operações. O processo foi concluído em menos de seis meses e envolveu a unificação de 12 sistemas e a incorporação de mais de 200 funcionários.
Além disso, a empresa destacou o reforço da presença da marca no segmento residencial (B2C), incluindo o patrocínio a dois times de futebol do Ceará (Fortaleza e Ceará), estado em que o provedor conta com mais de 300 mil clientes.
"A iniciativa, alinhada aos nossos valores regionais, tem como objetivo estreitar a relação com os consumidores locais, fortalecendo a experiência com nossos serviços de conectividade", afirmou Luz.
O balanço não traz detalhes sobre os negócios corporativos, que respondem por cerca de 17% das receitas. No entanto, o diretor de B2B, Daniel Camaroto, apresentou parte da estratégia desta vertical ao TELETIME em conversa recente.
Vale lembrar que, com a marca Giga+, a Alloha é o quarto maior player no mercado de banda larga fixa do País e lidera entre as prestadoras de pequeno porte (PPP). Conforme dados compilados pela Anatel, o provedor encerrou o mês de março com 1,66 milhão de clientes.