Satélite brasileiro alcança sua órbita geoestacionária

Foto: Divulgação

Depois de oito dias de viagem ao redor da Terra, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) alcançou na última quinta-feira, 11, os 36 mil km de altitude. Assim, o artefato, lançado no último dia 4 a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, chegou a sua órbita geoestacionária. A informação é da Telebras.

De acordo com o gerente de Engenharia e Operações Satelitais da estatal, Sebastião Nascimento Neto, no sábado, 13, iniciaram as manobras de colocação do SGDC na sua posição orbital, onde serão realizados os testes finais. "Nesta fase acontecem as verificações do funcionamento de todos os sistemas, medidas de carga útil e a constatação de que o satélite está totalmente apto para entrar em operação comercial. Estes testes vão durar perto de 45 dias", diz.

Para o Diretor Técnico-Operacional da Telebras, Jarbas Valente, "até o momento todas as manobras foram realizadas com sucesso. Isso nos dá a garantia de que seguimos obtendo êxito nesse tão grandioso projeto. O próximo passo é concluir a infraestrutura terrestre necessária à prestação do serviço com qualidade", conclui Valente.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!