Anatel refuta tratamento de PMS para operadoras de redes virtuais na cobrança de VU-M

O Conselho Diretor da Anatel negou provimento ao recurso da Claro, que pedia o mesmo tratamento de remuneração previsto para operadoras com poder de mercado significativo à prestadora virtual Porto Seguro Telecomunicações, que usa a rede da TIM. De acordo com o relator do processo, Igor de Freitas, a relação entre a autorizada de rede virtual (MVNO) e a prestadora origem não é de controle ou coligação. Ele diz que também não é possível que as duas prestadoras sejam caracterizadas como um grupo econômico, até porque elas podem concorrer entre si, no mercado de varejo.

Com esse entendimento, a Claro será obrigada a aplicar o bill & keep (ou seja, 100% da fatura vai para a outra parte, sem pagamento pelo tráfego) no relacionamento com prestadora autorizada de rede virtual, conforme a regulamentação vigente. Uma das alegações da prestadora é de que a Porto Seguro teria feito investimentos ínfimos em rede se comparados àqueles realizados pela TIM. Acusa a MVNO também de poder oferecer aos seus clientes condições especiais para realização de chamadas on-net (que têm sido combatidas pela Anatel com a redução das tarifas de VU-M), argumento afastado pelo relator.

Freitas lembrou que o tema foi tratado em processo semelhante, acordado em abril, em que a mesma Claro exigia tratamento de PMS da operadora virtual Datora Telecomunicações. A decisão foi a mesma do processo atual, de obrigar a Claro a cumprir o que determina o artigo 42 do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).

Notícias relacionadas

O artigo 42 do PGMC diz que no relacionamento entre Prestadoras pertencentes a Grupo com PMS no Mercado de Terminação de Chamadas em Redes Móveis e Prestadoras do SMP pertencentes a Grupos não detentores de PMS, somente é devida a remuneração pelo uso da rede do SMP quando o tráfego sainte em dada direção for superior ao limite de 80% do tráfego total cursado entre as prestadoras. Essa regra de transição teve prazo de 1 de janeiro de 2013 até 23 de fevereiro de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!