Oi quer aumentar a quantidade de clientes com mais de um serviço contratado

O grupo Oi pretende aumentar a quantidade de produtos contratados por um mesmo usuário e a quantidade de Unidades Geradoras de Receita (UGRs). É desta maneira que a companhia espera recuperar ao longo dos próximos meses a ligeira perda de receita, registrada no primeiro trimestre deste ano.

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Entre janeiro e março, houve recuo de 2,2% na receita líquida do grupo, alcançando R$ 6,8 bilhões no período. Entretanto, neste intervalo, o lucro líquido subiu 272% na comparação anual, para R$ 346 milhões.

Segundo o presidente da companhia, Francisco Valim, a intenção do grupo é ter 60% da base de clientes com assinatura de mais de um produto Oi até 2013. Hoje, 47,9% dos assinantes estão nesta condição. “Quando temos um cliente com diversos produtos, o pacote de serviços se torna mais barato para vender, para investir e para operar”.

É sob esta ótica que o executivo justifica a queda de receita líquida registrada pela empresa nos primeiros três meses deste ano. Na visão de Valim, a retração ocorreu porque o usuário de telefonia fixa e móvel está falando mais e pagando menos pelo serviço. “É uma tendência do setor de telecomunicações, que tem um cenário competitivo onde o usuário tem opções de concorrentes em quase todas as cidades”, afirma.

De acordo com Valim, a competição tem levado as operadoras a ofertar mais alternativas de pacotes ao consumidor com uma consequente redução no preço. “Por outro lado, a quantidade de UGRs está cada vez maior e, desta forma, as margens tendem a se estabilizar no segmento de telecomunicações como um todo”.

A Oi encerrou o trimestre com 70,826 milhões de UGRs, aumento de 1,6% sobre a quantidade apurada no ano passado. Nos três meses contabilizados, os serviços que mais ganharam novos usuários na Oi foram: TV paga (+16%), banda larga fixa (+15%), e mobilidade pessoal (+12%).

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