Exército já pediu duas vezes o uso da faixa de 700 MHz para segurança pública

O Exército do Brasil por meio do Ministério da Defesa já solicitou por pelo menos duas vezes formalmente à Anatel que libere parte da faixa de 700 MHz para uso em segurança pública. O último pedido foi realizado este ano e o principal argumento é a necessidade de se aprimorar a segurança das cidades-sede da Copa. “Fizemos um pedido o ano passado que não prosperou. Então apresentamos novamente este ano. Nosso esforço é que a liberação ocorra em breve para que haja tempo hábil para fazermos a licitação”, afirma o comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), general Antônio Santos Guerra.

Notícias relacionadas
A faixa de 700 MHz é a principal frequência usada pelo LTE, já em operação nos EUA, por exemplo. O general, entretanto, descarta que ainda haja tempo para que os órgãos de segurança pública possam usufruir do LTE na Copa das Confederações em 2013. O Ministério da Defesa pleiteia junto à agência uma banda da 10 MHz + 10 MHz para a segurança pública.

O Exército está realizando um teste da solução da Motorola em LTE para segurança pública e missão crítica. Foram implantados três sites em prédios do Exército (Ministério da Defesa, CCOMGEX e Hospital das Forças Armadas) que dão uma cobertura de todo o Plano Piloto, em Brasiília. A Motorola investiu US$ 2 milhões no teste que terá duração de seis meses, com possibilidade para ser prorrogado por mais seis meses.

De acordo com o presidente da Motorola Solutions, Eduardo Stéfano, a tecnologia que está sendo testada pelo Exército Brasileiro já foi implantada em três estados dos EUA. A solução da companhia permite que imagens da ocorrência sejam enviadas a agentes antes que eles chegam ao local; viaturas poderão ser visualizadas por geoposicionamento pelo centro de comando e controle; há leitores biométricos etc. “A atuação em campo poderá ser multiplicada usando a tecnologia”, afirma Stéfano.

O teste está sendo realizado com uma faixa de 5 MHz + 5 MHz e pode atingir uma velocidade de 30 Mbps. Com os 10 MHz + 10 MHz pretendidos pelo Exército, técnicos da Motorola estimam que o throughput possa chegar a 100 Mbps. A solução da Motorola permite que o órgão de segurança possa garantir banda para a comunicação de missões críticas que estejam acontecendo no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!