O CPqD anunciou nesta terça-feira, 15, o lançamento da CPqD my Net, solução de gerenciamento de plantas de redes fornecida no modelo de software como serviço (SaaS), desenvolvida especialmente para pequenos e médios provedores de internet e operadoras de serviços de telecomunicações. Sem revelar o investimento, a empresa diz apenas que desembolsou alguns milhões de reais no desenvolvimento da solução.
De acordo com o presidente do CPqD, Hélio Graciosa, o objetivo do CPqD my Net é possibilitar a provedores locais o acesso a serviços sofisticados e funcionalidades de software para a gerência de redes. “Com o novo sistema contribuímos ainda na expansão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), ao oferecer uma solução para melhoria de serviços prestados a locais geralmente não atendidos pelas grandes operadoras”, declarou.
Disponível por contratos de licenças mensais, cujos valores variam de acordo com a quantidade de clientes do provedor, a nova ferramenta oferece características como a oferta de um ambiente integrado com atualização dinâmica das informações de rede e geração automática de dados para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Atualmente o CPqD my Net é utilizado por quatro clientes – Gigalink e I-Conecta, no Rio de Janeiro, e Fibra e Via Real, em MInas Gerais – e a estimativa da empresa é que até dezembro de 2013 cerca de 200 provedores adquiram a solução.