IST fecha primeiro trimestre em 1,11%

A Anatel divulgou nesta quinta-feira, 15, a última medição oficial do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), usado para corrigir as tarifas da telefonia fixa. O indicador fechou o primeiro trimestre acumulando alta de 1,11%. Em março, a variação foi de 0,44%; em fevereiro, de 0,41%; e, em janeiro, de 0,26%.
Como ocorre desde a sua criação, em 2006, o IST continua abaixo da inflação, medida oficialmente pelo IPCA. No primeiro trimestre, o IPCA ficou em 1,39%, sendo que, em março, o indicador registrou alta de 0,42%. A distância é ainda maior ao se comparar o IST com o indicador usado anteriormente para reajustar as tarifas telefônicas, o IGP-DI. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-DI acumulado no primeiro trimestre foi de 2,07%.
Tanto o IPCA quanto o IGP-DI ainda têm peso no setor de telecomunicações na medida em que compõe a fórmula de cálculo do IST, junto com outros sete índices econômicos. Recentemente, a Anatel alterou a estrutura de ponderação dos preços considerados na conta do IST, mexendo na participação percentual dos índices econômicos na fórmula. A agência também iniciou um processo de revisão do cálculo do Fator X, usado como redutor do IST na aplicação dos reajustes nos preços finais das concessionárias.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!