A fornecedora de equipamentos ópticos Prysmian anunciou ter o desenvolvido um sistema de controle para realizar a gestão de bobinas de cabos como as usadas no setor telecomunicações.
A plataforma (batizada como Alesea) atua como um assistente virtual inteligente no controle do inventário. Segundo a multinacional italiana, o sistema foi criado pelo seu laboratório de inovação digital e combina dispositivos físicos com sistemas digitais.
Assim, é capaz de prover um sistema de rastreamento, visibilidade em tempo real, alertas proativos e dados precisos sobre a localização, as condições e o histórico de cada bobina, visando maior controle e eficiência operacional.
"O Alesea transforma as bobinas de cabo de meras embalagens para transporte de cabos em ativos inteligentes. É uma ferramenta poderosa que desenvolvemos para os nossos parceiros, ajudando-os a melhorar o desempenho tanto em eficiência operacional quanto em sustentabilidade, atuando proativamente na gestão de ativos desde a compra e instalação dos cabos até a logística reversa das bobinas", afirma o gerente de produto da Prysmian, Rodrigo Oliveira.
IoT
O executivo explica que a tecnologia é baseada em dois pilares estratégicos: um dispositivo inteligente instalado nos equipamentos integrado a um sistema digital com suporte especializado. Na face externa das bobinas, o device conta com GPS, sensores ambientais, detectores de movimento e conectividade móvel, coletando informações em tempo real.
Na etapa seguinte, os dados são enviados para uma plataforma baseada em nuvem, em que os clientes têm acesso a relatórios detalhados e podem visualizar o status de cada bobina. Segundo a Prysmian, essa combinação permite que os usuários tenham ciência onde estão estão as bobinas a qualquer momento do dia, um passo considerado fundamental para a logística e segurança da operação.
Além disso, a plataforma permite o rastreio de qualquer movimentação indevida das bobinas, alertando os responsáveis no caso do deslocamento sem autorização prévia, o que reduz o risco de furtos.
A Prysmian também ressalta a sustentabilidade da tecnologia. A solução pode contribuir com a redução de desperdício ao otimizar o uso de cada metro de cabo, evitando sobras desnecessárias, frisa a companhia.