Vivo, Ericsson e FEI criam centro de pesquisa em 5G no ABC Paulista

A Vivo, o Centro Universitário FEI, e a Ericsson anunciaram nesta quinta-feira, 15, a criação de um Centro de Soluções 5G para explorar as potencialidades das redes da quinta geração para os diversos segmentos da indústria. O centro de pesquisa ficará sediado no campus da FEI em São Bernardo do Campo.

A iniciativa nasce como um polo tecnológico e terá a Internet das Coisas (IoT) como segmento âncora das linhas de pesquisa e desenvolvimento. O projeto direcionará os esforços para todos os setores industriais, com destaque às áreas de automação, logística e mobilidade urbana – evoluindo conceito de cidades inteligentes – e setores que demandam uma comunicação massiva de dispositivos, como o agronegócio, mineração e nos diversos processos industriais relacionado a manufatura avançada.

A infraestrutura do novo Centro, com sede no campus do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo/SP, contará com equipamentos da Ericsson e rede privativa 5G da Vivo. O projeto prevê utilização da frequência de 3,5 GHz para a combinação de alta velocidade e latência próxima de zero, com maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de aparelhos. Ou seja: características que foram as exigidas pela Anatel no edital do leilão de 5G e possíveis por meio do Release 16, com rede standalone.

Notícias relacionadas

Além da conectividade, a Vivo também focará na criação de novas aplicações a partir da experiência em inovação aberta, com os projetos já desenvolvidos em parceria com startups direcionadas ao desenvolvimento de novos serviços digitais à indústria.

"O projeto será a base para a construção de um ecossistema mais amplo, com soluções que contemplam as novas demandas industriais, potencializadas por IoT, Inteligência Artificial e Robótica, com foco no aumento de eficiência e produtividade", explica Diego Aguiar, head de Inovação, IoT e Big Data da Vivo Empresas.

Os benefícios

Segundo a Vivo, a FEI e a Ericsson, espera-se que o 5G traga benefícios em três campos principais: Internet móvel de alta qualidade que possibilita novas experiências mais imersivas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada; Comunicações de missão crítica que demandam uma conexão ultra estável, confiável e de baixa latência, como o controle remoto de infraestruturas críticas em fábricas, carros autônomos e robôs industriais; e a Internet das Coisas, que possibilita a conexão massiva de milhares de sensores possibilitando a criação de novas aplicações e soluções industriais.

A proposta é tornar o Centro Universitário FEI uma plataforma para desenvolvimento, pesquisas, formação de recursos humanos e demonstrações de aplicações IoT industriais utilizando conectividade 5G, tanto para alunos como para a indústria, tornando-se referência nas soluções em IoT baseadas na tecnologia 5G para diversos segmentos industriais.

A ideia é trazer ganhos de produtividade e redução de custos para o setor. "Estamos falando de um segmento que já conta com um alto nível de automatização, motivo pelo qual o avanço da tecnologia de aplicações em nuvem sobre o 5G permite que rapidamente novas arquiteturas inteligentes sejam implementadas, trazendo enormes ganhos de produtividade e flexibilidade com inovações de IoT", diz em comunicado o vice-presidente de negócios da Ericsson, Rogério Loripe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!