Relatório alerta para uso indevido de dados no combate ao coronavírus

O instituto Data Privacy Brasil lançou nesta quarta-feira, 15, o relatório "Privacidade e Pandemia: recomendações para o uso legítimo de dados no combate à COVID-19", que apresenta uma série de recomendações para subsidiar a formulação de políticas de compartilhamento de dados pessoais como estratégia de enfrentamento ao coronavírus (covid-19). O documento elenca nove recomendações práticas, como a transparência máxima em acordos de cooperação celebrados entre o Estado e a iniciativa privada, para que essas políticas incluam salvaguardas que protejam os direitos fundamentais do cidadão. 

O relatório aponta que qualquer medida que se proponha a fazer o uso de dados para o enfrentamento ao coronavírus deve ter finalidade e prazo determinados para que as informações utilizadas sejam descartadas ao final da operação. O documento ainda sugere a preferência do uso de soluções tecnológicas de código aberto no processamento dos dados para aumentar o escrutínio público e dirimir possíveis efeitos colaterais com a implementação de técnicas de anonimização de dados e medidas robustas de segurança da informação. 

Princípios

Notícias relacionadas

Todas as recomendações sugeridas no documento são baseadas em dez princípios norteadores, que incluem, dentre outros, a não divulgação da identidade de pacientes recuperados, infectados ou com suspeita de contaminação, além da vedação do uso dos dados para finalidades lucrativas ou discriminatórias.

"A adoção de tais princípios e recomendações pode ser extremamente benéfica para a formulação de políticas públicas e iniciativas privadas de combate à COVID-19. Eles são uma espécie de caixa de ferramentas para garantir a privacidade e aumentar a eficiência no combate à pandemia", afirma Bruno Bioni, diretor do Data Privacy Brasil e um dos autores do relatório. 

O documento também sugere que, apesar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não estar em vigência, isso não significa uma brecha para que os acordos celebrados entre governos e empresas privadas não prevejam salvaguardas a direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal e no Marco Civil da Internet, por exemplo.

"Nos estados e municípios, essas recomendações podem ser colocadas em prática por meio de decretos a serem publicados por governadores e prefeitos. Ao mesmo tempo, o Data Privacy Brasil defende que o Ministério da Saúde normatize os dez princípios para que eles possam orientar a formulação de políticas públicas de compartilhamento de dados para o combate à pandemia em todo o país", diz o texto.

A posição do governo

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro determinou ao ministro Marcos Pontes suspender a implementação da parceria que havia sido acordada entre governo e empresas de telecomunicações para que estas fornecessem dados, anonimizados e agregados, gerados a partir das redes móveis para as ações do governo de combate ao Covid-19. Segundo o acordo, este seria o único uso possível dos dados. As ações tinham como objetivo monitorar mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação. A iniciativa já estava com o respaldo jurídico da Consultoria Jurídica do ministério, ligada à AGU, e da área técnica do MCTIC. Por outro lado, alguns estados já utilizam a iniciativa.

Nesta quarta-feira, a Anatel publicou um comunicado em que não assume uma posição sobre o tema, alertando apenas para a necessidade de estudos e embasamento jurídico para o uso da medida. A manifestação da agência causou surpresa no mercado e mostra que, dentro do governo, existe uma disputa política que resvala nas iniciativas de uso dos dados de geolocalização para a contenção da pandemia do coronavírus no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!