Coronavírus: 47% da indústria eletroeletrônica tem paralisação total ou parcial

Foto: Pixabay

Uma nova sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) constatou que 47% das empresas do setor já sofrem uma paralisação total ou parcial de atividades por conta da crise. De modo geral, 97% da cadeia registra efeitos negativos nas operações, sendo 54% de forma intensa e 43%, de forma moderada.

O percentual de empresas paralisadas é bastante superior ao observado nas duas pesquisas anteriores da Abinee, ou 6% (em 6 de março) e 24% (em 25 de março). Entre os 47% da indústria na situação atualmente, 20% estão totalmente paralisadas e 80%, em paralisação parcial. Outros 5% têm paralisação parcial programada com data definida.

Com o cenário, aumentou de 21% para 40% o número de empresas que não atingiram a produção prevista para o primeiro trimestre deste ano: a tendência é que o indicador industrial fique em média 20% abaixo do projetado. Metade dos entrevistados (50%) também afirmaram que não será possível manter a projeção semestral.

Notícias relacionadas

Além disso, 40% das pesquisadas já revisaram suas estimativas para 2020 em cerca de 25% abaixo do projetado. Em comunicado, a Abinee pediu clareza nos protocolos que deverão ser adotados por autoridades no lidar com o covid-19.

Fretes

Com o aumento do impacto da pandemia no País, 65% da cadeia eletroeletrônica já observou aumento nos custos de frete por embarque. Para uma pequena parcela de empresas (6%), os custos com a logística cresceram mais de 200%, enquanto outras 20% registraram aumentos entre 50% e 199%. Já para 49% da cadeia, o frete teve elevação de até 49%.

A indústria ainda tem enfrentado desafios para recebimento de insumos, componentes e matérias-primas não apenas da China, mas também de outros países da Ásia e da Europa. O aumento no patamar do câmbio também preocupa.

Crédito

Mesmo com as medidas adotadas pelo Banco Central para aumentar a liquidez do Sistema Financeiro Nacional, 34% das empresas ouvidas na sondagem não perceberam melhoria no cenário para contratação de crédito. Segundo o setor, os recursos do compulsório que foram reduzidos pelo Banco Central não estão sendo repassados pelos bancos, tornando financiamentos inviáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!