Publicidade
Início Newsletter Avançam as negociações para inclusão dos postes no sistema de oferta no...

Avançam as negociações para inclusão dos postes no sistema de oferta no atacado, diz Anatel

Avançam as tratativas entre a Anatel e as distribuidoras de energia elétrica para colocar no Sistema de Negociação de Ofertas no Atacado (SNOA) o cadastro atualizado de postes, com as condições para compartilhamento, informações técnicas da infraestrutura, preços e prazos. O SNOA é a plataforma da agência que permite a aquisição de insumos no atacado ofertados por outras operadoras de telecomunicações e, também, o monitoramento da Anatel contra abusos concorrenciais. Na última semana, as negociações contaram também com a ABR Telecom, empresa responsável pelo sistema de venda de insumos, para estudar as especificações necessárias de adequação para inserção dos postes.

Segundo o gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel, Abraão Silva, a ideia é incorporar mais funcionalidades do que as previstas na Resolução Conjunta n° 4, que aprova o preço de referência para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações e estabelece regras para uso e ocupação dos pontos de fixação. A base de dados de ocupação dos postes é uma das possibilidades em estudo.

A resolução dos postes estabelece que as distribuidoras de energia elétrica devem manter cadastro atualizado da ocupação dos pontos de fixação nos postes e que esse banco de dados deve ser disponibilizado na forma de oferta pública, em sistema eletrônico. Para Silva, a incorporação dos postes no SNOA atenderia a essa determinação, com custos menores. Além disso, atenderia a uma reivindicação antiga dos provedores, especialmente os de menor porte, que têm dificuldades em negociar diretamente com as distribuidoras.

Notícias relacionadas

Abraão Silva disse que a questão deve ser resolvida no próximo mês de maio, quando outra rodada de negociações estará em curso. Até lá, a ABR Telecom terá concluído as adequações necessárias para incluir os postes no SNOA.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile