Nokia confirma compra da Alcatel-Lucent

A Nokia e a Alcatel-Lucent (ALU) anunciaram nesta quarta-feira, 15, a assinatura de um acordo por meio do qual a fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações vai adquirir os ativos da fornecedora franco-americana, numa transação avaliada em 15,6 bilhões de euros e que será feita por meio de troca de ações. Previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2016, após as aprovações regulatórias e outras condições de praxe, o negócio permitirá que a companhia resultante se torne mais competitiva na indústria de fornecedores de infraestrutura de telecom, competindo de frente com as atuais líderes Ericsson e Huawei.

Notícias relacionadas
Conforme os termos do acordo, os acionistas da Alcatel-Lucent receberão 0,55 ação da nova empresa — que se chamará Nokia Corporation — com base no preço atual da ação da Nokia, de 4,2 euros, o que representa um prêmio de 15% sobre o preço das ações em 9 de abril. Após a aceitação da totalidade da oferta pública de troca, a Nokia terá 66,5% da companhia e a Alcatel 33,5%. A sede da empresa será na Finlândia, mas ela manterá forte presença na França. Risto Siilasmaa será o chairman, enquanto o atual CEO da finlandesa, Rajeev Suri, ficará no comando da companhia resultante. A ALU terá ao menos três membros na mesa de diretores, um deles como vice-chairman, mas não há menção de manter o atual CEO da francesa, Michel Combes.

A nova empresa combinada terá receita de aproximadamente 26 bilhões de euros e cerca de 114 mil funcionários, sendo 40 mil apenas na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o que, segundo Suri, lhe dará capacidade de acelerar o desenvolvimento de tecnologias futuras, incluindo a 5G, redes definidas por software (SDN), computação em nuvem e big data/analytics. Em comunicado, as empresas informaram que a fusão deve proporcionar uma economia de 900 milhões de euros em custos operacionais até 2019.

Segundo Suri, a Nokia Corporation "pretende oferecer tecnologia e serviços de rede de próxima geração, com a possibilidade de criar uma conectividade perfeita para as pessoas onde quer que estejam". O executivo afirmou que, além de operações na Europa, a nova empresa terá forte presença em todas as partes do mundo. Michel Combes acredita que a empresa sairá fortalecida e com "escala crítica necessária" para os projetos da próxima geração de redes. "A escala global e o alcance da nova companhia vai reforçar sua presença nos Estados Unidos e China", disse o CEO da ALU em comunicado.

Brasil

No Brasil, a Nokia tem contratos de redes 3G e 4G da TIM (junto com Ericsson) em SP e no Centro-Oeste, atende sozinha a operadora no Norte e no Nordeste (exceto BA e SE). Ela também é fornecedora de redes 2G, 3G e 4G para a Claro e ganhou contrato para implantar 4G na tecnologia TD-LTE na Sky. A Alcatel-Lucent conseguiu uma pequena participação para implantação de redes 4G com acordo que fechou com a Oi e fornece smallcells para TIM e para a Telefônica/Vivo. No mercado de 2G, ambas têm contratos com a Oi. A ALU, entretanto, tem importante share no mercado de banda larga fixa com contratos com a Oi e a Telefônica/Vivo, tanto em rede de fibra quanto de cobre, com destaque para tecnologias xDSL. Ambas as fornecedoras têm contrato de upgrade de redes 2G com a Oi e para manutenção de redes fixas da operadora.

Here

Com o novo anúncio, a Nokia comunicou também nesta quarta-feira que começou a revisar "opções estratégicas, incluindo um potencial desinvestimento" de sua área de mapas e aplicativo de navegação, a Here. A companhia finlandesa afirma que acredita que este é o momento certo para efetuar essa provável venda da divisão com a nova proposta de negócios em conjunto com a francesa ALU. No entanto, ela afirma que a revisão estratégica está ainda em andamento e pode não acarretar em uma eventual transação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!