O investimento em publicidade na Internet em 2013 foi de R$ 5,7 bilhões no Brasil, o que representa um crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Para 2014, a previsão é que o meio receba R$ 7 bilhões. O levantamento e a estimativa são do IAB (Internet Advertising Bureau Brasil), que apontou ainda que a maior parte do investimento no meio no ano passado foi destinada aos mecanismos de buscas, que ficaram com R$ 3,7 bilhões. Em 2014, os mecanismos de busca devem faturar com publicidade R$ 4,6 bilhões.
Apesar do volume de investimentos, o IAB e os veículos online querem melhorar a percepção do meio no mercado publicitário. Para isso, o IAB anunciou com sete portais – Uol, Terra, Globo.com, IG, Yahoo!, Microsoft/MSN e R7 – uma nova medição de publicidade para o meio online, a ser realizada pela comScore a partir de agosto. A ideia é ouvir e contabilizar dados fornecidos tantos pelos veículos de mídia, quanto pelas agências de publicidade e anunciantes. Essa nova metodologia incluirá também o faturamento da publicidade móvel.
O resultado apresentado em 2013 não alcançou a previsão feita pelo instituto há um ano. O IAB previa um faturamento de R$ 6 bilhões para 2013.