Tele argentina utiliza solução antispam da GSMA

A partir desta segunda-feira, 15, a operadora de telefonia móvel argentina, Telecom Personal, oferecerá a seus clientes um serviço de notificação de spam da GSM Association (GSMA). O GSMA Spam Reporting Service (GSMA SRS) é uma resposta da operadora à detecção de spam na sua rede e tem como objetivo proteger os usuários das ameaças do sistema de mensagens SMS. De acordo com a GSMA, o produto confere às operadoras o conhecimento necessário para detectar spam em torpedos, bloquear os números a partir dos quais as mensagens são enviadas e desenvolver políticas e processos preventivos para a proteção de suas redes e assinantes.

O GSMA SRS coleta dados de spam diretamente dos clientes, que podem encaminhar ao serviço as mensagens indesejadas usando um pequeno código, como '7726' ou 'SPAM'. As mensagens são, então, agregadas, analisadas e incorporadas a assinaturas de spam pelo sistema. Com as assinaturas, as  operadoras podem detalhar a origem, o tamanho, a intenção e o padrão de crescimento do ataque. De acordo com a GSMA, a ferramenta permite, ainda, que todas as operadoras de telefonia móvel participantes do sistema possam compartilhar informações de ataques entre si, garantindo que um ataque iniciado em uma rede possa ser rapidamente isolado e evitado nas demais.

A Telecom Personal é a primeira operadora da América Latina a utilizar a ferramenta da GSMA.

Brasil

No Brasil, as operadoras estão investindo em soluções individuais de identificação e bloqueio de spams por SMS vindos de rotas internacionais e/ou de chipeiras com SIMcards nacionaios. Paralelamente, integradores de SMS, especialmente aqueles que prestar o serviço de SMS corporativo, estão organizando, com apoio do MEF-LatAm, uma campanha contra o chamado "SMS pirata". O objetivo é identificar e denunciar empresas que usam canais não homologados para enviar mensagens de texto.
 

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