Publicidade
Início Teletime Novas regras de sanções e fiscalização só voltam à pauta em junho

Novas regras de sanções e fiscalização só voltam à pauta em junho

A Anatel só voltará a deliberar sobre a atualização do Regulamento de Sanções e do Regulamento de Fiscalização em junho deste ano. Isso porque o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, analisará por mais 60 dias os dois processos. A prorrogação do pedido de vista foi aprovada pelo Conselho Diretor na reunião desta quinta-feira, 15.
As mudanças sugeridas nos dois regulamentos pretendem dar mais agilidade à análise dos processos pela Anatel, alterando o sistema de abertura e tramitação dos Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigações (Pados) e o método de punição das empresas infratoras. O sistema atual é um dos pontos fracos da agência apontado por órgãos de controle externo como o Tribunal de Contas da União (TCU).
Um dos aspectos polêmicos em discussão dentro da agência é a inclusão no Regulamento de Sanções do instrumento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Há controvérsias se o TAC deve estar neste documento ou ser regulamentado por um ato específico. A Anatel já utilizou algumas vezes o acordo como forma de solução de problemas no setor. O mais famoso é o TAC dos Postos de Atendimento, assinado em 2004. Outra proposta em debate é se as multas poderiam ser revertidas em investimentos por parte das empresas.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile