Governo estuda dar mais flexibilidade no uso das radiofrequências

Seja qual for o desfecho com relação ao anúncio do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), os trabalhos conduzidos pela Casa Civil e pela Presidência da República abriram uma série de discussões que podem ter grande impacto na política de exploração de radiofrequências no Brasil. Com a intenção de estimular investimentos que assegurem a massificação da banda larga no País e a necessidade de redução dos custos relacionados à última milha, o governo tem mostrado interesse em estimular que o espectro seja utilizado pelas empresas na oferta de múltiplos serviços, reduzindo o peso da "voz" na exploração desse recurso.
Em apresentação feita pela Casa Civil e pela Presidência da República em reuniões sobre o PNBL, há vários indícios dos planos públicos para a exploração das radiofrequências. O documento, obtido por esta reportagem, questiona por exemplo a "mobilidade restrita", imposta pela Anatel na operação de serviços de voz e dados em faixas como a 2,5 GHz e 3,5 GHz.
O documento faz menção específica à necessidade de "esclarecer possibilidade de mobilidade" na faixa de 3,5 GHz. A mobilidade restrita nada mais é do que o impedimento de que o serviço continue em funcionamento se o usuário tentar se conectar em uma célula diferente daquela em que o aparelho (de voz ou dados) foi registrado. No caso de tecnologias naturalmente móveis, a Anatel exige que os equipamentos sejam desabilitados para a mobilidade de forma irreversível antes de serem certificados e, posteriormente, comercializados no País.

Notícias relacionadas
A mobilidade restrita é um tema sensível dentro do próprio setor há anos, uma vez que, na prática, impede que outras tecnologias que não às utilizadas pelas operadoras móveis sejam implantadas plenamente no Brasil, ampliando a competição.
A primeira vez que a questão da mobilidade restrita surgiu foi quando as linhas de STFC que operavam com a tecnologia WLL passaram a ser usadas pelos clientes de forma móvel. Mais tarde, a restrição se estendeu às tecnologias utilizadas nas faixas de 2,5 GHz e 3,5 GHz, incluindo o WiMAM. A agência admite apenas que o WiMAX seja "nomádico", assegurando que o cliente conecte-se em vários pontos, mas não possa se movimentar com uso contínuo como ocorre no SMP.
450 MHz móvel
Além de abrir o debate sobre a mobilidade no 3,5 GHz, o governo, conforme documento da Casa Civil, quer que a faixa de 450 MHz seja licitada sem qualquer impedimento à livre movimentação dos terminais. Nessa faixa, que deverá ser usada para complementar o projeto Banda Larga nas Escolas e fornecer serviços de dados na área rural, também há um franco interesse que a agência considere métodos de estímulo à utilização de tecnologia nacional pelas vencedoras do leilão.
De olho no VoIP
Outro item várias vezes citado na análise da Casa civil é a ideia de impedir qualquer tipo de cerceamento a que as empresas prestem múltiplos serviços nas faixas que serão licitadas. Na faixa de 450 MHz, por exemplo, uma das ações debatidas é que não seja exigida a oferta exclusiva de voz pelas operadoras. Além disso, Casa Civil e Presidência pedem claramente para se "evitar restrições a aplicações diversas (VoIP, por exemplo)", conforme consta no documento.
As mesmas ressalvas são feitas à exploração do 3,5 GHz, onde também aparece uma indicação para que se evite "restrições ao provimento de conteúdo". A flexibilização da exploração de serviços também pode afetar os futuros operadores virtuais. A Casa Civil sugere "não exigir oferta obrigatória de plano de voz e não limitar planos de serviços". O objetivo é claro: "ampliar a possibilidade de oferta de banda larga móvel".
Todos estes mecanismos dependem da ação da Anatel, que tem debatido o assunto com a Casa Civil e a Presidência da República como membro do grupo de regulação que está desenvolvendo o PNBL. A proposta é que estes itens sejam as ações prioritárias da agência reguladora em 2010, embora alguns pontos ainda não tenham tido seu debate esgotado na cúpula do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!