IBM, Oracle e Nokia se aliam ao Google e à Mozilla contra Microsoft

Um grupo de empresas de tecnologia, formado pela IBM, Nokia, Sun Microsystems, Oracle, Red Hat, Adobe e Coral, chamdado de Comitê Europeu para Sistemas de Interoperabilidade (ECIS, na sigla em inglês) se juntou ao Google e à Mozilla Foundation no processo antitruste que corre na Comissão Europeia contra a Microsoft. A empresa de Bill Gates está sendo acusada de prejudicar a competição ao integrar seu navegador Internet Explorer ao sistema operacional Windows.
A entrada de grandes fornecedores de TI e telecom no caso revela a importância de se ter o controle do mercado de navegadores de internet (browsers) com o crescimento cada vez maior dos serviços na web, segundo informações do Financial Times.
O braço executivo da União Europeia acusa a Microsoft de ter violado a lei de antitruste, diminuindo a possibilidade de concorrência e participação do Firefox, da Mozilla, e do Chrome, do Google, no mercado.

Notícias relacionadas
Os concorrentes querem que a Microsoft seja obrigada a oferecer quatro opções de navegadores para rodar com seu sistema operacional: Firefox, Explorer, Chrome e Opera.
Thomas Vinje, porta-voz do Ecis, diz que agora tudo pode ser feito pela internet de uma maneira mais completa do que anteriormente e os navegadores são a porta de entrada para isso. "As empresas estão começando a perceber a importância dos browsers agora e o mercado foi bastante distorcido pelo Internet Explorer. Navegadores rivais têm obtido avaliações melhores do que o software da Microsoft, que detém a maior parcela do mercado, o que não foi atingido por méritos próprios", afirmou.
O grupo fez a reclamação em janeiro passado e a Microsoft tem até o dia 28 deste mês para responder. A empresa não quis comentar a notícia com o jornal britânico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!