700 MHz podem continuar com radiodifusão após 2016, diz Casa Civil

O destino da faixa de 700 MHz após 2016 não necessariamente será a telefonia celular, como defendem operadoras e fabricantes de infraestrutura móvel. "Querem criar um fato consumado em torno disso. A verdade é que não há nada decidido ainda. Aliás, por enquanto, a prioridade dessa faixa é para uso para radiodifusão", explicou o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, que esteve presente nesta quarta-feira, 15, no evento Rio Wireless, no Rio de Janeiro.
Não há previsão de quando a Anatel e o governo irão definir o uso dessa faixa. "Temos até 2016 para pensar nisso", disse Barbosa. A faixa de 700 MHz é hoje usada para a transmissão de TV. O ano de 2016 é a data prevista para a transição definitiva para TV digital no País.
Existe uma pressão forte por parte da indústria de telefonia celular por mais espectro. Operadoras e fabricantes argumentam que a frequência disponível hoje para o serviço não suportará o crescimento da demanda nos próximos anos, especialmente em grandes centros urbanos. Nos EUA, o governo já leiloou parte da faixa de 700 MHz para telefonia móvel e a Verizon Wireless usará essa freqüência para lançar uma rede em LTE (Long Term Evolution) no fim deste ano.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!