Roraima e Boa Vista têm piores índices de antenas de celular do País

Teatro de Boa Vista. Foto: Andrezza Mariot

O estado de Roraima e sua capital Boa Vista ocupam as últimas posições do País em rankings de quantidade e adensamento de estações rádio base (ERBs) para prestação de telefonia móvel, apontam dados da Anatel.

Segundo relatório elaborado pela agência, o Brasil encerrou o ano de 2021 com 96,4 mil estações ativas. Do total, 23,1 mil estão no estado de São Paulo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro surgem com pouco mais de 10 mil cada.

A situação é bem distinta em Roraima, onde apenas 191 ERBs foram identificadas pela agência. Além dela, somente Amapá (286) e Acre (307) somam menos de 500 estações. Veja a relação completa por estado na página 54 do documento elaborado pela reguladora.

Notícias relacionadas

Em termos de adensamento, a média nacional de 4,55 estações para cada dez mil habitantes é superada por unidades federativas como o Distrito Federal (7,17), Rio de Janeiro (5,86) e Santa Catarina (5,63). Quem fecha o ranking é o Maranhão (2,55 estações a cada dez mil habitantes), seguido justamente de Roraima (3,03). A relação completa também pode ser conferida na íntegra do relatório, adiantado por TELETIME.

Capitais

Já quando tomado o adensamento nas capitais, Roraima volta a ocupar a pior posição do ranking. Em Boa Vista, o índice calculado pela Anatel ficou em 3,68 estações para cada dez mil habitantes da cidade, atrás de Macapá (3,95) e Fortaleza (4). Neste caso, os melhores números são do município de Florianópolis, com índice de 9,68 estações para uma população de dez mil; veja maiores detalhes na página 57 do relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!