Reclamações de consumidores caíram 21,4% em janeiro de 2022

Dados divulgados pela Conexis Brasil Digital nesta terça-feira, 15, Dia do Consumidor, mostram que número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações manteve, no começo de 2022, o índice de queda acima de 20%. Em janeiro, segundo os dados, as reclamações caíram 21,4% em relação a janeiro de 2021.

Durante o mês de janeiro de 2021 foram registradas 213.577 reclamações, já em janeiro de 2022 foram 167.843, uma redução de 45.734 queixas. As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado.

Dados da Anatel apontaram uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com janeiro de 2021. As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano.

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Os dados mostram ainda uma queda consistente em todos os serviços, inclusive naqueles que historicamente registravam os maiores números de reclamações. A maior queda nas reclamações foi sobre a banda larga fixa, 26,3%, passando de 52.948 em janeiro de 2021 para 44.581 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de TV por assinatura caíram 25,3% e dos usuários de telefonia celular 22,8%.

Autorregulação

Segundo a Conexis, entidade que reúne as grandes operadoras de telecomunicações, a queda nas reclamações seria reflexo das ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos para melhorar a relação com o consumidor.

"Neste dia 15 de março comemoramos o Dia do Consumidor e é preciso destacar as ações adotadas pelo setor nos últimos anos para melhorar a percepção do usuário. Os dados de queda nas reclamações mostram que esse trabalho tem dado resultado. Um dos pontos de maior destaque da autorregulação é a plataforma Não Me Perturbe, que permite bloquear ligações de telemarketing de serviços de telecom e de oferta de crédito consignado, mas o SART tem feito além e atuado em diversas áreas", afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Entre os pontos tratados dentro do SART está o compromisso de melhorar, simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento. Vale notar, contudo, que a Anatel ainda observa com ressalvas a iniciativa.

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