Inatel inicia testes com Open RAN no programa Open Field

O laboratório do programa Open Field no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) iniciou as operações após a efetiva instalação do primeiro site baseado no padrão aberto e interoperável para redes de acesso (Open RAN).

A rede, planejada e concebida junto ao Telecom Infra Project (TIP), poderá ser utilizada por empresas interessadas em testar e validar casos de uso baseados em Open RAN. As operadoras Brisanet, Claro, Vivo e TIM fazem parte do programa, sendo que a última é parceira do Inatel desde o lançamento.

A criação do laboratório foi anunciada em outubro de 2020 e, desde então, foram realizados planejamento, aquisição e instalação de equipamentos baseados em arquiteturas 4G e 5G abertas e desagregadas. O laboratório conta com equipamentos dos fornecedores Ceragon, Dell Technologies, Delta, DZS e Parallel Wireless.

Notícias relacionadas

"O objetivo é fomentar o Open RAN, facilitando o acesso de players à rede instalada. O programa será executado em fases, com testes em um ambiente muito próximo da realidade comercial. Poderão ser testados vários aspectos como interferência, performance, propagação, mobilidade, tráfego, entre outros, tanto por simulação e também com usuários reais", explicou o especialista em desenvolvimento de negócios do Inatel, Gleyson Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!