Nokia se une a AWS, Google Cloud e Microsoft em estratégia 5G

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 15, uma série de parcerias com as principais provedoras de nuvem do mercado global (Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft) para o desenvolvimento de novas aplicações 5G.

"Estamos construindo um ecossistema de parceiros de nuvem pública que, em última instância, oferecerá suporte aos nossos clientes e os ajudará a construir casos de uso 5G mais atraentes", resumiu o presidente da divisão de redes móveis da fornecedora, Tommi Uitto. Segundo a Nokia, os acordos devem baratear o custo de implementações de quinta geração para operadoras.

No caso da AWS, o trabalho conjunto terá foco na integração de aplicações de virtualização de redes de acesso, Open RAN e edge computing da Nokia à infraestrutura da provedora de nuvem. A dupla deve desenvolver provas de conceito para uma abordagem conjunta para o portfólio de rádio; a Deutsche Telekom já desponta como uma das potenciais operadoras clientes.

Notícias relacionadas

Ao lado da Microsoft, o trabalho terá foco em casos de uso para redes privadas corporativas – em 5G e também em 4G. A integração com o serviço de nuvem da companhia norte-americana (o Azure) envolverá aplicações de virtualização, Open RAN, controladores de rede (RIC) e edge multiacesso (MEC) da Nokia. No futuro, as duas empresas pretendem avançar juntas em fatiamento de rede (network slicing).

Já junto ao Google Cloud, a fornecedora finlandesa sinalizou a expansão de um acordo anunciado em janeiro. O trabalho de integração de serviços da dupla já está em curso nos laboratórios da Nokia em Espoo, na Finlândia. Virtualização de rede, Open RAN e edge também são pontos prioritários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!