A operadora de infraestrutura American Tower e a fornecedora de equipamentos Infinera anunciaram a conclusão bem-sucedida de uma transmissão óptica coerente ponto-multiponto em rede na América Latina.
A experimentação ocorreu a partir de rede de fibra óptica da operadora em área metropolitana da Colômbia. O teste teria demonstrado a compatibilidade da solução da Infinera (batizada XR Optics) com o tráfego existente na infraestrutura óptica passiva da American Tower.
Ao contrário da tecnologia ponto-a-ponto, a tecnologia desenvolvida pela fornecedora permite que um único transceptor de alta velocidade envie e receba fluxos de dados independentes para vários pontos a partir da agregação de subportadoras. Ao simplificar a arquitetura de redes, a opção deve habilitar redes mais escaláveis e menores custos operacionais e de investimento para operadoras.
Futuro
A American Tower entende que o sucesso nos testes "abre caminho" para uma abordagem mais econômica no lançamento de infraestrutura que suportará o 5G e o edge computing.
"O sucesso [da solução é] o ápice de uma ideia que nasceu há dois anos, quando compartilhamos nosso percurso com a Infinera para testar tecnologias DWDM avançadas nas redes PON", afirmou o CTO da American Tower para América Latina, Europa, Orienta Média e África, Paul Choiseul.
"Esta tecnologia nos permitirá fornecer soluções de alta capacidade e latência ultrabaixa em nossas redes PON existentes que atenderão os requisitos de data centers edge e do 5G", apostou o executivo. No Brasil, a operadora de infraestrutura possui rede neutra de fibra óptica em Minas Gerais, além de presença consolidada no mercado de torres.